Massa especifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Densidade de sólidos mais densos que a água

• Introdução:
A aula teve como objetivo determinar a densidade de massa de alguns materiais, sabendo que a densidade de massa é a razão entre a massae o volume do objeto.
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidademede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Há uma pequena diferença entre densidade e massa específica. A massa específica, embora definida de forma análoga à densidade, contudopara um material e não um objeto, é propriedade de uma substância, e não de um objeto. Supõe-se pois que o material seja homogêneo e isotrópico ao longo de todo o volume considerado para o cálculo, e queeste seja maciço. Um objeto oco pode ter densidade muito diferente da massa específica do material que os compõem, a exemplo os navios. Embora a massa específica do aço seja maior do que a massaespecífica da água, a densidade de um navio - assumido uma estrutura "fechada", é certamente menor do que a da água.
Para líquidos e gases as expressões densidade e massa específica - dadas aspropriedades físicas destes estados - acabam sendo utilizadas como sinônimos.
A densidade ou mais especificamente a massa específica da água à pressão normal e à temperatura de 25ºC, é de 1,00 g/cm³, e a 4ºConde se atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³.

• Matérias utilizados:
- Paquímetro
- Balança de prato.
- Cubo
- Esfera
- Cilindro

• Resultados e discussão:
CUBO:
1-)Primeiramente mediu-se o diâmetro do cubo usando o paquímetro. Foram analisados as medidas das laterais o cubo precisamente. Obtivemos que o cubo media 19,15 ± 0,05. Em seguida utilizamos a balança de pratopara medir a massa do objeto que foi resultante á 59,45 ± 0,001.
O volume foi determinado pela seguinte formula:
V = ((d³*)/6) ((d³*)/6) * (3*Δd)/d)
Do qual o resultado obtido foi equivalente a...
tracking img