Massa de ar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MASSAS DE AR
 
     Massa de ar é um grande volume da atmosfera com características termodinâmicas uniformes. Como as condições de temperatura e humidade de uma massa de ar são uniformes, o tempoassociado também o é. Assim, as variações que se verificam são devidas às modificações que a massa de ar sofre no seu trajecto. Cada massa de ar apresenta as suas características próprias pelo que ascondições de tempo variam consideravelmente de massa de ar para massa de ar.
 Formação de uma massa de ar - Regiões de origem. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fiqueestacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo a adquirir as suas características. A estas regiões chamam-se regiões de origem das massas de ar. Asmassas de ar que afectam Portugal têm origem em diversas regiões como sejam: A Sibéria, o Norte do Canadá, o Pólo Norte, o Norte de África e a região dos Açores. Assim, quando um anticiclone estacionasobre uma destas regiões, e devido aos seus ventos fracos e à sua subsidência (movimento vertical descendente), o ar vai lentamente absorvendo as características termodinâmicas dessa região. Esseprocesso faz com que o ar fique com uma distribuição uniforme da temperatura e da humidade, quer na horizontal quer na vertical.
 Uma massa de ar pode ser identificado por diversos factores, comosejam:
- A temperatura,
- O gradiente térmico vertical. (decréscimo da temperatura com a altitude - "Standard" 6ºC/Km)
- A humidade.
- A visibilidade,
- As nuvens e a precipitação.
 Classificação das massas de ar. As massas de ar são classificadas tendo em atenção três factores: a sua região de origem, as influências sofridas e o seu comportamento termodinâmico.
Quanto à sua região deorigem as massas de ar podem ser Árcticas (A), Polares (P), Tropicais (T) e Equatoriais (E).
Quanto às influências sofridas podem ser continentais (c) e marítimas (m).
Quanto ao seu comportamento...
tracking img