Mass media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MASS

MEDIA

ÍNDICE
Introdução 3
Conceito de Mass Media 4
Veículos de comunicação de massa:
Conceito……………………………………………………………………5
Jornal……………………………………………………………………….6;7
Rádio………………………………………………………………………8;9
Televisão…………………………………………………………………...10
Cinema……………………………………………………………………..11
Internet……………………………………………………………………..12
Sociedade de massa 13
Cultura demassa 14
Comunicação de massa 15
Indústria cultural 16
O seu papel nas sociedades – Influência e importância 17
Funções dos mass media 18
Evolução dos mass media 19
Conclusão 20
Web Grafia 21

INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de teorias da comunicação II, este trabalho aborda os mass media, o conceito, o seu aparecimento, asua composição e o papel que desempenhou, desempenha e irá desempenhar na sociedade. Num mundo que vive a um ritmo frenético e com a constante evolução dos meios, a comunicação em massa tem vindo a mutar e a desempenhar um papel fulcral nas sociedades. Dotados de um poder imenso, os meios de comunicação em massa formam e moldam os indivíduos tanto nos comportamentos individuais como em grupo. Asua presença no quotidiano é fundamental pois são a eles que recorremos para nos informamos, entretermos e educarmo-nos. Assumem também um papel muito importante na área comercial a nível de propaganda, publicidade e marketing. Muitas vezes criticados pela sua capacidade persuasiva e manipuladora, é uma verdade absoluta e incontestável que a sua presença no dia a dia é indispensável e que a funçãoque desempenham é essencial para o viver num mundo cada vez mais global e unido, onde, graças a eles, temos acesso constante ao conhecimento de tudo o que se passa em qualquer parte do planeta, à distância de um simples “click”, o premir de um botão ou o folhear de páginas de um qualquer jornal, livro ou revista.




CONCEITO
Entende-se como comunicação de massa (mass media) adifusão de informação através de jornais, televisão, rádios, cinema e Internet, os quais formam o sistema denominado media. São sistemas estruturados de produção, difusão e recepção de informação. Estes sistemas são geridos, por empresas especializadas na área da comunicação de massas. Essas empresas podem ser privadas, públicas ou estatais. A comunicação de massas tem a característica de chegar a umagrande quantidade de receptores simultaneamente, partindo de um único emissor. São veículos, sistemas de comunicação de sentido único. Esta característica distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador obtêm um imediato e contínuo feedback da audiência, intencional ou não, e leva alguns teóricos da comunicação a afirmar que aquilo que obtemos mediante os meios de comunicação de massa nãoé comunicação, pois esta é uma via de dois sentidos e, portanto, tais meios deveriam ser denominados veículos de massa. A divulgação em grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são assimiladas, a amplitude que atingem, cuja própria sociedade através da indústria cultural criou e se alimenta, gera um enorme interesse e abre espaço para o estudo de comportamentos. O próprio conceito sofrede alguma ambiguidade, há quem defenda que mass media são os veículos, televisão, rádio, entre outros, através dos quais são difundidas as mensagens para o público. Por outro lado existe quem diga que este termo se refere aos órgãos de comunicação social como entidade, como por exemplo a RTP ou a TSF.
. Os meios de comunicação de massa assumem na sociedade dois papéis importantes. Por um lado,por demonstrarem a realidade das sociedades, contribuem para o desenvolvimento e propagação dos valores e comportamentos socioculturais. Por outro lado, derivado dos instrumentos técnicos utilizados, contribuem para o desenvolvimento institucional. Como, por exemplo, Marshall Mcluhan referenciou, o aparecimento do papel e da tipografia veio permitir que as ordens de uma determinada entidade...
tracking img