maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Níveis de Satisfação Básica
Todos nós estamos em busca de felicidade e satisfação, seja no âmbito pessoal, no ambiente familiar, na carreira profissional, no convívio social ou em qualquer outroaspecto de nossas vidas. Essa é uma característica natural de qualquer ser humano. Precisamos estar bem com nós mesmos, sentir que somos capazes. É a motivação que nos encoraja a fazer qualqueratividade em nosso dia a dia.
Ninguém gosta de trabalhar estando infeliz ou insatisfeito. Quando estamos desmotivados, não temos vontade de executar nossas tarefas, o dia parece interminável, nos sentimosinferiores aos outros e nossa autoestima vai lá pra baixo. Tudo isso gera um grande desgaste e baixo rendimento.
Abraham Maslow, um famoso psicólogo americano, entendia a motivação humana como umapirâmide hierárquica de cinco necessidades:

1. Necessidades fisiológicas: na base da pirâmide se encontram as necessidades fundamentais, aquelas que precisamos para sobreviver como comer, dormir ourespirar;
2. Necessidades de segurança: no 2° degrau estão as necessidades de estabilidade. Quem não almeja uma vida estável, um emprego, uma casa segura, um plano de saúde, não é?
3. Necessidadessociais: no próximo degrau da pirâmide está a necessidade de aceitação. Desejamos ser amados e acolhidos, ansiamos por fazer parte de um grupo ou equipe, de ter amigos ou alguém especial ao nosso lado.4. Necessidade de estima: no 4° degrau está a necessidade de reconhecimento pelo que fazemos.
5. Necessidades de autorealização: no topo da pirâmide se encontra aquilo que buscamos ter ou realizar.Segundo a pirâmide de Maslow, as pessoas necessitam preencher um degrau de cada vez, ou seja, as necessidades básicas devem ser saciadas primeiro, antes de subir ao nível mais alto como a autorealização.
Uma vez que as necessidades básicas são preenchidas, a tendência natural de todos é querer se manter, estar “seguro” para então se socializar e pertencer a grupos. Todos nós precisamos de...
tracking img