Maslow e hezberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO – MASLOW E HERZBERG


Recompensas Financeiras e não Financeiras


Apesar dos grandes esforços que as organizações tem feito no sentido de motivar continuamente seus empregados, essa é uma questão complexa e um desafio permanente a ser vencido.
As pesquisas não mentem. Empregados que ocupam cargos de diversos níveis organizacionais, desde operadores até gerentes de nível médio temmanifestado sua discordância quanto aos processos utilizados em suas empresas para a efetiva recompensa financeira e/ou não financeira.
A recompensa financeira refere-se aos aumentos salariais via mérito, sistemas de salário variável (bônus, ações, participação nos lucros e resultados, prêmios por reconhecimento) e pacotes de benefícios.
A recompensa não financeira representa os comportamentosvoltados à definição de metas e objetivos (desafios), “feedback construtivo”, autoridade, responsabilidade, oportunidade de crescimento profissional entre outros.
O grande desafio para as empresas é a combinação equilibrada destas duas formas de recompensa.
Os métodos de recompensa financeira não devem ter o caráter manipulativo e serem aplicados com plena consciência de suas limitações paraassegurar a constância da motivação. Pesquisas comprovaram que os impactos positivos de motivação gerados pelos aumentos salariais tem a duração de algumas semanas.
Isto não significa que os empregados não devam ser recompensados em sua remuneração. Pois caso não recebam o que acham justo ficarão desmotivados.
A recompensa não financeira quando utilizada de forma contínua e eficaz consegueassegurar a perenidade da motivação.
Em outras palavras o sistema de recompensa deve agregar valor aos empregados, atendendo aos seguintes princípios:
- estimular a busca dos resultados esperados desejados pela organização
- fazer com que as pessoas se sintam bem com suas realizações presentes e passadas
- energizar as pessoas para que persigam metas mais ambiciosas
- agir em sintonia com osfatores de motivação intrínseca (reconhecimento , autoridade , responsabilidade , crescimento profissional , carreira)
- conseguir os resultados numa relação custo benefício eficaz


A Hierarquia das Necessidades Básicas - Maslow


Maslow define que existem cinco sistemas de necessidades capazes de explicar o comportamento humano. Estas necessidades encontram-se dispostas em ordem hierárquica,desde as mais primárias e imaturas às mais maduras e civilizadas.
Os indivíduos são motivados por esses sistemas de necessidades em ordem crescente , tanto no campo pessoal como no profissional.




















Conforme quadro da página anterior, os sistemas de necessidades são:

▪ Necessidades Fisiológicas ou Básicas:
Correspondem às necessidades básicas para amanutenção da vida como alimento, roupa e abrigo. Este sistema reflete a preocupação do indivíduo com
o seu bem estar, fuga ao desgaste físico e mental e condições agradáveis de trabalho. Na medida em que estas necessidades começam a ser atendidas, o sistema de Segurança passa a ser importante.

▪ Necessidades de Segurança:
Consistem fundamentalmente em assegurar a manutenção dasnecessidades básicas conquistadas. É a preocupação em manter no futuro o que já conseguiu no presente. Reflete a preocupação em trabalhar numa empresa que assegure sua estabilidade e ao mesmo tempo ter um trabalho que não ofereça riscos a sua segurança física. As pessoas passam a se preocupar com os planos de saúde e aposentadoria. Atendidas parcialmente estas necessidades a pessoa começará a ser motivadapelo sistema Social

▪ Necessidades Sociais:
Este sistema reflete a preocupação do indivíduo em relacionar-se com seus semelhantes, participando de grupos sociais ou no trabalho. As atividades sociais ou profissionais que permitam o contato harmonioso com outras pessoas são muito valorizadas. Uma vez que estas necessidades estão sendo atendidas, a preocupação se volta para o sistema e Auto...
tracking img