Mascaras africanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MASCARAS AFRICANAS

Introdução

A Arte africana exprime usos e costumes das tribos africanas, por esse motivo, as máscaras sempre foram protagonistas indiscutíveis da arteafricana. E é sobre as Máscaras Africanas que veremos nesse trabalho.

Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicasdos espíritos e assim utilizá-las na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.
As "máscaras" são as formas mais conhecidas daplástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.
Foram os objetos que mais impressionaram ospovos europeus desde as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seusignificado simbólico.
A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outroser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um serhumano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade. Como exemplos dessas máscarasdestacamos as Epa e as Gueledeé ou Gelede

Máscara Africana em Madeira

Curiosidades sobre as Mascaras Africanas:
• As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais,mas o material mais utilizado é a madeira:
• Elas são modeladas em segredo na selva:
• O maior acervo da arte antiga africana do mundo fica nos museus da Europa Ocidental:
tracking img