Maryelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema sensorial nos põe em contato com o mundo exterior. Por meio dos órgãos dos sentido, percebemos todas as coisas que nos rodeiam: suas formas, cores, sons, cheiros e sabores. O sistemasensorial compreende a visão, a audição, a olfação, a gustação e o tato.
PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÓPTICA
Para que possa entender o sistema óptico do olho, o leitor
deve estar inteiramente familiarizado comos princípios físicos
básicos da óptica, incluindo a física da refração, o conhecimento
da focalização, profundidade de foco e outros conhecimentos
adicionais sobre o assunto. Por esse motivo,primeiramente, será
apresentada uma breve revisão sobre esses princípios físicos e.
a seguir, será discutida a óptica do olho.
Visão é o processo fisiológico por meio do qual se distinguem as formas eas cores dos objetos. Em linhas gerais, o olho funciona como uma câmara fotográfica que projeta uma imagem invertida do mundo exterior em sua porção interna posterior, onde existe um revestimentofotossensível, a retina, que envia informações codificadas ao sistema nervoso central, dando ao indivíduo a sensação da visão.
Na máquina fotográfica, o meio transparente é a lente e a superfíciesensível à luz, o filme. No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico; a imagem formada na retina também éinvertida, como na máquina fotográfica.
7.1.1 Retina:
Anatomia comparada
A visão se produz em nível molecular graças a substâncias fotossensíveis, os fotopigmentos, que sofrem transformaçõesquímicas sob a ação da luz. Essas transformações produzem estímulos em células e fibras sensoriais, que são transmitidos aos centros nervosos correspondentes. A sensibilidade à luz está presente já emalguns seres unicelulares, como a Euglena e vários outros protozoários, que contêm em seu citoplasma órgãos ou manchas pigmentárias capazes de perceber as variações de intensidade da luz.
Muito...
tracking img