Mary richmond e jane addms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Mary Richmond

-História Pessoal

Mary Ellen Richmond nasceu no século XIX a dia 5 de agosto e 1861, em Belleville, Inninois. Enquanto criança, viveu com as suas tias e avó em Baltimore, devido à morte prematura de seus pais. Pressupõe-se que o seu crescimento tenha tido uma influência um tanto intransigente dado que a sua avó era conhecida por ter um espirito radical - tanto que Richmondfoi educada em casa, até aos onze anos, pois a sua avó não acreditava no sistema de ensino tradicional.
Richmond viveu e habituou-se num meio repleto de discussões de sufrágio, problemas raciais, espiritualismo, e uma variedade de crenças religiosas liberais, sociais e políticas. Esperava-se, então, que todo este enredo levasse à promoção de um pensamento crítico e à preocupação social.
Aosonze anos de idade, M. Richmond é apresentada à escola pública e aos dezasseis concluiu os estudos, foi morar com uma das suas tias para Nova Iorque, sem ideia de que pouco tempo depois essa mesma tia iria acabar por falecer deixando-a na pobreza. Depois deste terrível incidente, voltou para Baltimore e trabalhou por vários anos como guarda-livros, envolvendo-se com a Igreja Unitária, tendodesenvolvido grandes habilidades sociais e atingindo conhecimentos acerca do assunto.
Em 1888, Richmond candidatou-se a um emprego como Tesoureira Adjunta da Organização da Sociedade de Caridade (COS) e três anos depois foi eleita Secretária-Geral das COS de Baltimore.
Durante dez anos, todo o seu trabalho na organização aumentou muito o seu financiamento e trabalho.
Mais tarde tornou-se diretora doDepartamento de Caridade Organizacional da Fundação Russell Sage, em Nova Iorque, em 1909. De 1910 a 1922, desenvolveu e dirigiu institutos de Verão com a presença de secretários de sociedades beneficentes, organização de todas as partes do país.
Mary Richmond faleceu aos 67 anos em Nova York no dia 12 de Setembro de 1928.


-Influências Técnicas


Influenciada pelas ideias de FlorenceNightingale, Mary estabelece como objetivo do seu primeiro curso de preparo de “visitadoras domiciliares”.

-Fundamentos Teóricos

Mary define “Trabalho de Caso” como uma situação particular em um problema social determinado, ela não definia as pessoas em questão. Mary deixa um entendimento profundo para o Serviço Social da prática de caso. Então se conclui que a prática com caso está entretrabalho, família e as demais redes de serviço

-Formação Pessoal

Richmond foi educada em casa até aos onze anos de idade e, só depois entrou na escola pública. Teve que ser educada em casa, porque sua avó não acreditava no sistema de ensino tradicional. Uma amiga de sua tia emprestava diversos livros a Mary, dedicando-se assim a muitas leituras, e foi principalmente autodidacta através de suadedicação para aprender. Em 1878, ano em que se graduou e concluiu os estudos.

-Método de Ação
(Importância para o S.S.)

O método de trabalho que Mary utilizava era questionar o individuo, construindo categorias de personalidade, de meio social. Em seu método de trabalho ela utilizava o Diagnostico e o Tratamento.
Ela tinha a compreensão para a individualidade, e as características pessoaisde cada um. Ela apresenta um tratamento direto com o cliente e o tratamento indireto com o meio social, principalmente a família. Questionando os indivíduos, construindo categorias: personalidade e meio social.
Ela não questiona de onde emergem as relações sociais, apesar de não aceitar que a assistência seja feita nos moldes da caridade.
Mary deixa um entendimento profundo para o ServiçoSocial.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Jane Addms

-História Pessoal

Jane Addams nasceu a 6 de Setembro de 1860 em Cedarville.
A sua infância terá sido marcada pela forte influência de seu pai que era um forte líder político - durante dezasseis anos ocupou o cargo de senador estadual e lutou como um...
tracking img