Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

I. Introdução_____________________________ 3
II. Karl Marx______________________________4
III. Materialismo Dialético____________________ 5
IV. Necessidades de Produção e reprodução_______6
V. Infra Estrutura ou Forças Produtivas__________7
VI. Estruturas ou Relações Sociais______________ 8
VII. A Luta de Classes e as ClassesSociais_________9
VIII. A Economia Capitalista____________________10
IX. A mais Valia_____________________________10
X. Trabalho e Alienação_______________________11
XI. Reforma e Revolução_______________________11
XII. Críticas ao Marxismo_______________________12
XIII. Conclusão_______________________________12
XIV. Referência_______________________________13

2INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa mostrar a história do Marxismo e as formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação.
Marx acreditava que a razão era não só um instrumento de apreensão da realidade, mas, também, de construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo opotencial de perfectibilidade existente nos seres humanos. As experiências do desenvolvimento tecnológico e as revoluções políticas, que tornaram o Setecentos uma época única, inspiraram sua crença no progresso em direção a um reino de liberdade.


3
KARL MARX
Algumas influências no desenvolvimento do pensamento de Marx : leitura crítica da filosofia Karl Heinrch Marx, filósofo e economistaalemão, nasceu em Trier (atual Alemanha Ocidental) a 5 de maio de 1818 . Estudou na Universidade de Berlim , interessando-se principalmente pelas idéias do filósofo Hegel . Formou-se pela Universidade de Iena em 1841. Em 1842 assumiu o cargo de redator – chefe do jornal alemão Gazeta Renana, editado em colônia onde tinha a postura de um liberal radical.Ele queria descobrir a causa dos conflitos declasses provocadas pela revolução Industrial e o meio de os resolverde Hegel( método dialético) , contato com o pensamento socialista francês e inglês . (uma transformação social total ) No ano de 1843 transferiu-se para Paris .
Lá conheceu Engels, um radical alemão de quem se tornaria amigo íntimo e com quem escreveria vários ensaios e livros. Sua doutrina, a revolução tinha de se realizarnão só na França e na Inglaterra, mas em todo mundo civilizado (universal). De 1845 a 1848 viveu em Bruxelas, onde participou de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 1847 redigiu com Engels O Manifesto Comunista, da teoria que, mais tarde, seria chamada de marxismo.
No Manifesto Marx convoca o proletariado à a luta pelo socialismo . Em 1848 quando eclodiu o movimentorevolucionário em vários países europeus , Marx voltou para Alemanha .Em 1864 Marx fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores , depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo . Em 1867 publicou o 1º volume de sua obra mais importante, O Capital livro, em que faz uma crítica ao capitalismo e a sociedadeburguesa. Marx é o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionário. O marxismo – conjunto das idéias político – filosóficas de Marx – propunha a derrubada da classe dominante burguesia através de uma revolução do proletariado.Marx criticava o capitalismo e seu sistema de livre empresa que , segundo ele, pelas contradições econômicas internas levaria a classe operária à miséria.Marx morreu em Berlim em 1883. 


4
MATERIALISMO DIALÉTICO
Marx defende o materialismo dialético, tentando superar o pensamento de Hegel e Feuerbach.
A dialética hegeliana era a dialética do idealismo (doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia), e a dialética do materialismo é posição filosófica que considera a...
tracking img