Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARXISMO E INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO (**)


 


Andrew Levine, Elliot Sober e Erik O. Wright (*)

Costuma-se afirmar que o marxismo contém princípios metodológicos peculiares que o distinguem da ciência social "burguesa" (1). A diferença tem sido caracterizada de diversas maneiras: o marxismo é científico e materialista, enquanto a teoria burguesa é idealista e ideológica; omarxismo é holista, a teoria burguesa, individualista; o marxismo é dialético e histórico, a teoria burguesa é linear e estática; o marxismo é antiempiricista e antipositivista, enquanto a teoria burguesa é empiricista e positivista. Essas qualificações variam consideravelmente em sua substância, mas existe um ponto de vista quase consensual de que há uma ruptura metodológica irreconciliável entre omarxismo e as teorias rivais (2). 
Essa unanimidade vem sendo recentemente desfeita por uma corrente da teoria marxista, chamada muitas vezes de "marxismo analítico", que rejeita enfaticamente a pretensa peculiaridade metodológica do marxismo (3). Contrariando concepções generalizadas, autores como Jon Elster, John Roemer, Adam Przeworski e G. A. Cohen sustentam que o marxismo se distinguepor suas afirmações substantivas a respeito do mundo, e não pela sua metodologia. Alegam, ademais, que os princípios metodológicos geralmente aceitos como distintivos do marxismo são indefensáveis, quando não incoerentes. 
O exemplo mais marcante dessa rejeição provém daqueles marxistas analíticos que se declaram explicitamente defensores do "individualismo metodológico" e endossam umaposição metodológica por eles associada à boa ciência social, mas que tem sido virtualmente rejeitada pelos marxistas (4).
Como se sabe, Marx criticou violentamente o "individualismo" dos economistas clássicos e dos filósofos contratualistas, escarnecendo tanto das concepções do indivíduo que abstraíam as relações sociais, quanto das teorias baseadas nas escolhas imputadas de "indivíduosabstratos". Quase todos os marxistas, não obstante suas diferenças, atribuem relevância explicativa às "totalidades", em evidente oposição à estreiteza das formas individualistas de análise. 
Até recentemente, os defensores do individualismo metodológico tratavam com igual desdém o marxismo. Alguns deles, como Hayek e Popper, entre outros, chegaram mesmo a propor expressamente sua posiçãometodológica como uma alternativa àspráticas explanatórias do marxismo. Não deixa de ser, portanto, pelo menos irônico declarar que o que vale a pena ser levado a sério no pensamento marxista possa ser reconstruído segundo o modelo do individualismo metodológico; e que apenas uma reformulação desse tipo poderia salvar o "âmago racional" (como diria Marx) do pensamento marxista da indefensibilidade de tantasde suas formulações, bem como do obscurantismo que aflige grande parte do que veio a ser identificado como marxismo. 
Simpatizamos com a idéia de que é substantiva, e não metodológica, a peculiaridade do marxismo, e que, enquanto ciência da sociedade, sua metodologia deveria ser apenas boa metodologia científica. Mas, o individualismo metodológico não é boa metodologia científica, embora,conforme demonstraremos adiante, haja solidez em algumas intuições que o motivam. 
A plausibilidade do individualismo metodológico marxista depende, de certo, da maneira como é conceituado. Infelizmente, na etapa atual do debate, muitas obscuridades que sempre permearam as discussões sobre o individualismo metodológico têm-se reproduzido no contexto do marxismo. Um dos objetivos deste ensaioé tentar reduzir essa confusão, esclarecendo os argumentos favoráveis e contrários ao individualismo metodológico, quer se apliquem ao contexto das explicações marxistas, quer se voltem para as explanações sociológicas em geral. 
Na próxima seção, caracterizamos o individualismo metodológico, contrastando-o com três outros enfoques explanatórios em ciência social. Segue-se uma...
tracking img