Marxismo e positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso
ICHS - Departamento de Geografia
Geografia bacharelado - 1º semestre
Docente: Cornélio Vilarinho Neto
Discente: Joilson Antonio de Almeida
Resenha:
VilarinhoNeto, Cornélio; Marxismo e Positivismo.

O marxismo e o positivismo são sem dúvida, as correntes de pensamento mais estudadas e debatidas no âmbito acadêmico. Essas duas teorias iniciaram-seno século XIX, visando explicar e compreender o mundo ocidental em desenvolvimento. O marxismo estuda sobre o funcionamento da sociedade, e repudia a forma como a sociedade nos transforma em objetos,nos alienando da nossa condição humana, já o positivismo, nega qualquer outra realidade, que não seja a formada através de conhecimento adquirido por pesquisas científicas.
A teoria depensamente, denominada marxismo, foi primeiramente elaborada pelo economista alemão Karl Marx, e Friedrich Engels e posteriormente por outros seguidores, que lançou sua base teórica, tendo como pontosfundamentais, o materialismo histórico-dialético, a teoria do capitalismo, e a teoria da revolução proletária. Marx defendeu entre outras coisas a perspectiva do proletariado, e com o surgimento dassociedades de classes, o trabalho se torna alienado, dirigido por outro, não pelo trabalhador, tornando-se então uma relação de exploração e dominação. Segundo Vilarinho Neto (s.n.t), "[...] o trabalhadorproduz mais do que foi calculado, ou seja, a força de trabalho cria um valor superior ao estipulado inicialmente", e é nesse trabalho excedente, que Marx conceitua a mais-valia, onde o trabalhador nãoproduz apenas o necessário para repassar o que foi gasto com custo de produção e seu salário, e esse trabalho excedente que é apropriado pelo capitalista.
O positivismo, como já adiantamos naintrodução, iniciou-se no século XIX pelo frances August Comte, e defende a revolução industrial por meio da técnica e ciência alegando que isso traria benefício para toda a sociedade, porém sem se...
tracking img