Marxismo e leis trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A análise do tema a ser abordado exige algumas reflexões preliminares, uma vez que se faz necessário conceituar e delimitar o campo de abrangência do assunto tratado, a sociologia e o direito, para somente depois relacioná-los. A dificuldade dessa empreitada avulta-se ante as várias acepções que envolvem as ciências mencionadas e a enorme quantidade de informações referentes àtais ciências.
Temos o objetivo de desenvolver um estudo a respeito do pensamento marxista e seus frutos para o direito trabalhista brasileiro, em um primeiro momento faremos um breve estudo sobre sua história de vida, por julgarmos necessário o conhecimento do contexto no qual o pensador estava inserido, relacionaremos suas principais influências e posteriormente adentraremos superficialmente emsua obra com intuito de compreender suas principais teses e dessa forma destacarmos sua importância no pensamento do Direito Trabalhista Brasileiro.

2. Panorâma Histórico
2.1 Vida e Obra
Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Treves, Alemanha, em 5 de Maio de 1818, filho de mãe e pai judeus, sendo seu pai um jurista, faleceu em Londres a 14 de Março de 1883.Estudou na universidade de Berlim, mais precisamente a filosofia hegeliana, e formou-se pela Universidade de Lena, em 1841. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Prússiano Renano em Colônia. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento.
   Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade que durou a vida toda. Foi no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução conhecida como “primavera dos povos”, que se tratava de uma revolução de cunho liberal cuja as aspirações perpassavão dosocialismo utópico à redução da jornada de trabalho, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, e logo assumiu a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista.
    Depois da derrota de todos os movimentosrevolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência e posteriormente faleceu. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos.
Nenhum pensamento repercutiu tanto na realidade social como o de Karl Marx.

2.2 Influências
As influências de Marx podem ser resumidas a4 correntes principais: A doutrina de Hegel, o materialismo do Feuerbach, o socialismo utópico francês e a economia política clássica Britânica.
Sobre a doutrina Hegeliana, Marx assimilou tal doutrina durante um certo tempo, até chegou a ser considerado um Hegeliano de esquerda mas após entrar em contato com o materialismo de Feuerbach, Marx abandona a corrente Hegeliana e formula algumascríticas sobre tal, este contato com o pensamento de Feuerbach é de fudamental importância para a doutrina de Marx e sua crítica a religião.
Sobre o socialismo utópico Francês pode-se dizer que, de certa forma, Marx adotou algumas noções contidas nas idéias de alguns dos socialistas utópicos como, por exemplo, a noção de que o aumento da capacidade de produção decorrente da Revolução industrial permitecondições materiais mais confortáveis à vida humana, ou ainda a noção de que a crenças ideológicas do sujeito lhe determinam o comportamento. Variás teses de Marx se referem a economia ou a uma forma de pensar baseado na economia, isso se deve a forte influência que Marx recebeu da economia política clássica britânica e seus pensadores, como Adam Smith um dos principais formuladores do...
tracking img