Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos objetivos centrais da sociologia é construir um conhecimento científico sobre a realidade social. Por isso, suas pesquisas constroem teorias que devem, necessariamente, ser confrontadas comessa realidade. Partindo dessa afirmação, redija um texto no qual você trabalhe os seguintes pontos:
• A relação entre a Sociologia e o cotidiano;
• A relação entre o indivíduo e a sociedade.
2.Saint-Simon (1760-1825) recebeu influência importante das ideias revolucionárias burguesas, principalmente aquelas vindas dos filósofos iluministas. Por isso, ele falou em “ordem, paz e progresso”.Explique o que terá sido a visão positivista desse pensador social.
3. Comte (1798 – 1857) trabalhou com uma Teoria da História que ficou conhecida como Teoria dos Três Estados. Segundo suacompreensão, os estágios pelos quais a humanidade teria passado são os seguintes: teológico, metafísico e positivo. Explique, resumidamente, esses estágios e responda: qual foi sua intenção em construiressa teoria?
4. Defina, com seus próprios argumentos, o conceito durkheimiano de fato social. Em seguida, discorra sobre suas três características fundamentais.
5. Explique a seguinte afirmação arespeito do pensamento durkheimiano: "a sociedade prevalece sobre o indivíduo, impondo a ele as normas gerais de conduta social".
6. Segundo a compreensão de Durkheim, a divisão do trabalho socialpropiciada pela formação da produção industrial capitalista levava ao exercício de uma nova forma de solidariedade entre os humanos, encaminhando-os mais para uma interdependência do que para osconflitos sociais. Por que ele entendeu o fenômeno da divisão do trabalho no capitalismo dessa forma?
7. Karl Marx, em seus estudos teóricos sobre o capitalismo, considerou que não se pode pensar arelação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essa relação se apoia. Para ele, não se pode estudar a sociedade nem a produção isoladamente, pois a produção é indissociável da...
tracking img