Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx (1818-1883)

Marx é, segundo alguns autores, o pensador social e politico, mais importante do sec. XIX. Ao longo de toda a sua vida, Marx escreveu e analisou inúmeras obras.
No períododa juventude, as obras mais importantes de Marx foram:
* A Sagrada Família
* Miséria da Filosofia
No período adulto (maturidade), as suas obras mais importantes foram:
* Contribuição paraa crítica da economia politica
* O Capital
O principal interessa de Marx é explicar a evolução histórica da humanidade, que conduziu á emergência da sociedade capitalista. O alemão, Marx, procuramostrar as contradições da sociedade capitalista, que segundo ele, iriam conduzir a emergência de uma última sociedade: Sociedade comunista.
Karl Marx via a sociedade industrial como um estádiointermédio da “civilização” humana, ao contrário de Comte, que acreditava que a sociedade industrial representava o ultimo estádio evolutivo. Para Marx, este era um estádio intermédio, em direcção a umasociedade igualitária. Esta era uma ideia fixa muitos ano antes, por Morgan, que na altura chamou de comunismo primitivo.
Uma das muitas diferenças entre Marx e Comte, era que Comte achava que ascontradições da sociedade superavam através da ajuda da sociologia enquanto que Marx achava necessário uma revolta da classe operária (Revolução do Proletariado).
Para Comte, o conflito social, é algosecundário e ultrapassável. Mas para Marx é inultrapassável, pois este acha que o conflito social é o motor da evolução social, que irá conduzir ao fim do sistema capitalista. No manifesto comunista,Marx afirma que a história de todas as sociedades é a história da luta de classes, para Marx, o motor do desenvolvimento, o motor da história, sempre foi a Luta de Classes.
Karl Marx aponta a burguesiacomo a 1ª responsável pela existência de contradições na sociedade capitalista. O capitalismo produzia cada vez mais riqueza, mas a sua distribuição era cada vez mais desequilibrada, o que fez com...
tracking img