Marx e o capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX E O CAPITALISMO

Autor: Prof. Fransérgio Follis

“A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas” (Karl Marx)

1. KARL MARX (1818-1883)
Marx viveu num contexto histórico (séc. XIX) marcado pela expansão da sociedade capitalista industrial pela Europa. E é justamente essa sociedade que ele vai buscar compreender mediante a análise do seudesenvolvimento e das suas contradições.
Marx faz uma análise sócio-econômica do sistema capitalista. Considera a luta de classes na sociedade capitalista (empresários versus classe trabalhadora) o fato mais importante dessa sociedade, uma contradição que revela a natureza essencial dessa sociedade, permitindo prever o seu desenvolvimento histórico futuro.
Marx é considerado por muitos o maiorintérprete do capitalismo, aquele que melhor decifrou a natureza dessa sociedade. E é justamente por ter produzido obras que desvendam a essência do capitalismo que suas reflexões e teorias ainda nos são úteis, pois são atuais, utilizadas inclusive para se entender as transformações em curso, como, por exemplo, o fenômeno da globalização e as crises econômicas que assolam o mundo.
Marx é, ao mesmotempo, cientista, prognosticador e homem de ação.
- Cientista – Busca uma explicação sócio-econômica científica da sociedade capitalista. Formula então uma teoria sobre o capitalismo e sobre a sua influência sobre os homens.
- Prognosticador – Marx também formula uma teoria sobre o desenvolvimento futuro do capitalismo. Para isso utiliza-se de uma perspectiva evolucionista da histórica, segundaa qual as sociedades marchariam para uma sociedade ideal, o comunismo, passando, antes, pelo capitalismo. Para Marx, o progresso do capitalismo criaria condições para a sua própria destruição. Assim, a sociedade capitalista seria, no futuro, substituída por uma sociedade mais evoluída que o capitalismo, ou seja, o comunismo, uma sociedade perfeita, pois promotora da igualdade sócio-econômicaentre os homens. Apesar de se constituir num dos maiores críticos do capitalismo e prever a sua destruição, Marx, entretanto, não nega a importância histórica dessa sociedade, enxergando-a como uma etapa importante na evolução da humanidade rumo ao comunismo. Nesse sentido, o comunismo só poderia surgir do seio do capitalismo, se constituindo, assim, na sua evolução natural.
- Homem de ação – Marxconsidera o homem sujeito da história (e não apenas o seu mero espectador). Então prega a necessidade da ação humana para que a evolução rumo ao comunismo se realize. Para Marx, assim como a burguesia havia sido a classe revolucionária que sepultou o antigo modo de produção feudal e estabeleceu o modo de produção capitalista, a classe operária seria então o sujeito histórico que promoveria o fim dasociedade capitalista e o surgimento da sociedade comunista. Assim, essa classe explorada no capitalismo seria a classe revolucionária da última etapa da evolução histórica da humanidade, ou seja, a transição do capitalismo para o comunismo.

2. CONCEITOS MARXISTAS FUNDAMENTAIS

2.1. Forças Produtivas
Forças produtivas são todos os elementos reunidos pelo homem para se produzir algo.Esses elementos definem a capacidade de uma dada sociedade produzir. As forças produtivas podem ser humanas ou materiais (meios de produção):
- humanas - conhecimento técnico-científico (qualificação do trabalhador), organização do trabalho coletivo, etc);
- materiais (são os meios de produção) – terra, água, aparelhamento técnico, ferramentas, máquinas, fontes de energia, prédio, matéria-prima,etc.

2.2. Relações de Produção
Relações de Produção são relações sociais que os homens estabelecem entre si para produzir e distribuir a renda que resulta dessa produção. Ao longo da história, toda sociedade estabeleceu uma forma diferente de produzir e dividir a produção.
As relações de produção encontram-se determinadas pelas relações de propriedade. Ou seja, é o fato das...
tracking img