Marx no processo de trabalho do s.s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a contribuição do pensamento de Marx no Processo de Trabalho do Serviço Social.

Inequivocamente, as analises de Marx sobre o modo de produção capitalista nos deixaram um importante legado depreocupações quanto a sua condução teórico-metodológica. Dentre suas observações quanto as distintas formas pelas quais as sociedades se organizaram historicamente, para produzir e distribuir suasriquezas, situamos como central o entendimento de que elas se deram sob uma estrutura que não só tipificavam perante os demais como sofriam, ao longo de seu desenvolvimento importantes variaçõesinternas. (p. 30/31)

As implicações decorrentes desse tipo de demarcação da historicidade do modo de produção capitalista, seja pelo confronto aos demais, seja pelas suas crises e alterações internas,devem ser consideradas portanto, como constitutivos de uma preocupação de ordem metodológica para o exame do processo de trabalho nessa sociedade. (p. 31)

(..) O exame do processo de trabalho doserviço social, hoje, não só nos remete a considera-lo na dinâmica do setor de serviços e, particularmente, no campo das politicas sociais e da assistência como no processo de expansão sofrido por essesetor nos últimos anos, dentro da própria fase monopolista de expansão capital. (p 31)

Uma segunda e significativa contribuição da reflexão de Marx para o exame do processo de trabalho diz respeito aopróprio movimento demarcatório da particularidade do trabalho no modo de produção capitalista. (p. 32)

Ao tratar da produção da mercadoria, Marx aponta que esse desenvolvimento encerra ao mesmotempo um processo de trabalho e um processo de valorização, no qual se produz um valor que ultrapassa a quantidade de valores, tanto da força de trabalho quanto dos meios de produção consumidos. (p32)Podemos dizer que o processo de trabalho é, sobretudo uma combinação da forma e do espaço de realização da produção efetivada sob certas condições. (p. 32)

(…) A mais-valia, é fundamentalmente...
tracking img