Martius, carl p. von. como se deve escrever a história do brasil ?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARTIUS, Carl P. Von. Como se deve escrever a história do Brasil ? Revista do
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 24, 1845, p.119-147



Como o próprio título jásugere, o autor procura indicar como se deve escrever a história do Brasil, para isso ele se dedica a expor idéias gerais que não poderiam ficar de fora deste trabalho.
A principio, Martins vai tratar dadiversidade de raças que mesclaram-se para a formação da população brasileira, refere-se a cor de cobre (índios), branca ou caucasiana, e a cor preta ou ethiopica (negra). Revelando que cada umadessas raças tem características únicas.
Segundo o autor foi o Português, descobridor, quem deu condições físicas e morais para o surgimento de um reino independente, por outro lado ele aconselha quenão pormenorizemos as forças dos negros e indígenas que também contribuíram físico, moral e civilmente da formação do povo brasileiro reagindo sobre a preponderância do conquistador.
Em seguidaMarthius sugere que o historiador brasileiro deverá estudar e pesquisar a vida e história dos aborígenes Americanos que certamente os levará a desvendar a história dos primitivos habitantes do Brasil, estacheia de obscuridade. Durante muito tempo os Indígenas americanos eram tidos como provindos do Criador e os aborígenes do Brasil como seres sem qualquer revelação divina. Estudos mais aprofundadosmostram que não se trata disso, e sim de uma antiga e perdida história.
Outro aspecto que o autor coloca, é quanto ao estudo do documento mais significativo, a língua dos índios,e faz um pedido ao IHGBque colocassem profissionais para o estudo e elaboração de um dicionario e observação gramaticais sobre as línguas indianas que existiam por aqui, como por exemplo, a Tupi. Consequentemente poderiaser estudado a mitologia, costumes e relações sociais e outras características desses habitantes, já que a ausência de monumentos, edificações em nosso solo são mínimas, ou ainda estão escondidos,...
tracking img