Martio chagas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH
ESCOLA DE MUSEOLOGIA
DISCIPLINA: MUSEOLOGIA 3
PROFESSOR: MÁRIO DE SOUZA CHAGAS
ALUNO: RAPHAEL SOBRAL RODRIGUES





RESPOSTAS TRABALHO MARIO CHAGAS






























Rio de Janeiro
2013



Com base nos textos examinados e nos debatesrealizados em sala de aula faça uma comparação entre o Museu Casa de Chico Mendes, o Museu Casa de Vitalino e o Museu Casa de Cora Coralina e inclua nessa comparação um quarto Museu Casa de sua livre escolha.

R: O museu de Casa Chico Mendes, o Museu Casa de Vitalino e o Museu casa de Cora Coralina foram feitos na intenção de preservar não só a memória dos que ali moraram mas para preservar tambémos seus ideais Chico Mendes teve a sua morte toda musealisada e objetos que eram bem comuns ganharam nivel museológico quando sua casa foi musealisada, já o museu casa de Vitalino foi feito para preservar a sua memória e obra artística o entorno do museu é tomado por oficinas que ensinam o ofício do Mestre, no caso do museu casa de Cora Coralina o enfoque é a sua vida para como forma de inspiraçãopara o visitante, já o museu cas da Dercy Gonçalves foi a própria que teve a idéia de transformar a sua cas em um museu, deixando assim muitas de suas memórias e vivencias, contando histórias do meio televisivo, tendo enfoque a vida da modelo/artista que marcou gerações.

A partir da leitura do livro “Há uma gota de sangue em cada museu” estabeleça uma comparação, indicando semelhanças ediferenças, entre o “Anteprojeto de criação do SPAN”, de autoria de Mario de Andrade, e o Decreto-lei 25, de 1937. Atenção: é importante apresentar também o contexto histórico em que esses debates de davam.

R: O Anteprojeto de criação do SPAN foi formulado por Mário de Andrade na década de 30,e com a revolução de 30 a Estado começou a agir fortemente na cultura apos seu fortalecimento e modernização.A semelhança basicamente, é que ambas buscavam proteger o bem cultural brasileiro que estava sendo abandonado e assim levado para fora do país. O anteprojeto quando formulado se dava em “condições propicias” para sua elaboração, devido ao fato de que o Brasil estava vivendo um grande momento excelente para o crescimento sócio-cultural. E a partir dessa vontade imensa de preservar a incrívelcultura brasileira, o anteprojeto foi elaborado, mas o mesmo possuia uma singularidade , pois o mesmo não se referia ao bem histórico, segundo Mario de Andrade o histórico já estava incluso no “artístico” e vice-versa. O que veio a mudar no decreto-lei, onde referia-se diretamente a ambas as partes.

Escolha uma definição de museologia adotada por Waldisa Russio e uma de Gustavo Barroso. Compare asduas definições levando em conta os contextos históricos, as atuações e vinculações políticas dos autores e também as semelhanças e as diferenças entre as definições.

R: As diferenças percebidas entre as definições de museologia dada por Gustavo Barraso e Waldisa, elas se dão pelo fato dos contextos da época em que ambos viveram e se encontravam. Gustavo Barroso vivia uma época onde o foco damuseologia era voltado mais para discussão do pensamento se a museologia era ou não uma ciência e não apenas uma prática, o que levou a uma definição mais objetivae pragmáticaou seja, tudo que tinha ligação com o museu, restaurar, preservar, organizar, dirigir, classificar e arrumar. Já Waldisa Russo já se encontrava com as novas práticas museológicas que ocorriam na época, como o surgimento doconceito de ecomuseu no início da década de 70, o que levou a discussão do que de fato era o objeto de estudo da museologia. E a partir daí Waldisa definiu sua ideia de Museologia, onde o foco não esta mais somente fixo no objeto físico, fisicamente representando uma cultura, mas sim na relação do homem com o objeto, tornando assim possível a conservação, preservação e restauração de um bem não...
tracking img