Martinho lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: Lutero

Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadaspela Igreja Católica na época.
Em 1507, Martinho Lutero é ordenado sacerdote, tornando-se monge da Ordem dos Agostinianos. Enviado à Roma, toma conhecimento das "indulgências", uns Certificadospatrocinados pelo Vaticano que, adquiridos por uma certa quantia, garantiriam a “salvação eterna.”

De volta à Alemanha, faz o doutorado na Universidade de Wittenberg e se torna professor de teologia. Emsuas aulas, ele enfatiza a importância da fé. Ganhando a proteção do príncipe Friedrich da Saxônia e do vigário-geral dos agostinianos da Alemanha, Johann von Staupitz , em pouco tempo conseguecongregar muitos admiradores de seus sermões.

A chegada à Alemanha de Johann Tetzel, inquisidor da Polônia, com o propósito de conseguir fundos com a venda de indulgências, faz com que Lutero se revoltee escreva suas 95 teses, mostrando as razões pelas quais considera a prática da venda de indulgências um erro e um abuso por parte de Roma. Suas teses são por ele afixadas, em 1517, na porta daIgreja do Castelo, em Wittenberg. Seus escritos são largamente reproduzidos pela nova imprensa de Guttenberg, de modo que, em semanas, suas críticas à Igreja estão sendo lidas em toda a Europa.

A reaçãodo Papa Leão X é imediata. Lutero é levado à Augsburg para se retratar diante do Cardeal Jacob Cajetan. Como ele não se retrata, Georg Spalatin procura o príncipe Friedrich para lhe informar dasituação de Lutero que, provavelmente, será levado ao tribunal da Inquisição.

Roma envia Karl von Miltitz para pressionar o príncipe Friedrich a entregar Lutero. Friedrich se nega a fazê-lo, comunicandosua decisão ao amigo Georg Spalatin.

O Papa ordena, então, o confisco e a queima dos livros de Lutero. A população local coloca-se do lado do monge que, em praça pública, queima a Bula Papal....
tracking img