Martin luther king

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3º “A”



Martin Luther King Jr.














Martin Luther King Jr.




Luther King Jr. nasceu em Atlanta, filho de Martin Luther King e Alberta Williams King, nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Grécia, seu pai era pastor da igreja batista e sua mãe era professora.
Em 1954 se tornou pastor da Igreja Batista, em Montgomery, Alabama, com 19anos, e mais tarde graduou-se no Morehouse College, em 1948, com um bacharelado em sociologia. No Morehouse, teve como mentor Benjamin Mays, um ativista dosdireitos civis. Em 1951 viria a formar-se no Seminário Teológico Crozer, em Chester, Pensilvânia, e. Em 1955 recebeu um PhD em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston, razão do uso comum do título, onde conheceu Coretta Scott, com quem secasou.
Luther King se inspirava nas idéias do hindu Mohandas K. Gandhi.
Em 1954 King se tornou pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Como presidente da associação de melhoramento de Montgomery, organizou o movimento que durou um ano. King teve sua casa bombardeada e com isso iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Foi escolhido líder do movimento afavor dos direitos civis das minorias após organizar o famoso boicote ao transporte público em Montgomery (Alabama).
Naquele mesmo ano, a Corte Suprema dos Estados Unidos proibiu qualquer tipo de educação pública segregadora, e no rastro daquela decisão, o Sul segregado logo foi desafiado em todas as áreas da administração pública. Em 1955, King, que havia acabado de terminar o doutorado,foi indicado para coordenar um boicote aos ônibus de Montgomery. Os líderes negros da cidade haviam organizado o boicote para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte público após a prisão de Rosa Parks, uma mulher negra que havia se recusado a ceder o seu lugar a uma passageira branca. Durante a ação, que durou 381 dias, King foi preso, a sua casa foi atacada e muitas ameaçasforam feitas contra a sua vida. O boicote foi encerrado mediante um mandado da Suprema Corte proibindo qualquer transporte público segregador. O boicote de Montgomery foi uma vitória do protesto pacifista, e King emergiu como líder altamente respeitado. Como conseqüência os clérigos negros de todo o Sul organizaram a Conferência de Lideranças Cristãs do Sul (SCLC), tendo King como presidente.Vai a índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi, nessa visita King pôde compreender melhor o que entendia por Satyagraha, o princípio de persuasão não violenta de Gandhi, que King estava determinado a empregar como o seu principal instrumento de protesto social. Em 1960 organizou uma manifestação para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes eoutros lugares públicos. Em uma manifestação King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública.
Entre seus protestos destacam-se a campanha, em 1963, a favor dos direitos civis em Birmingham, Alabama, a realização do censo para aprovação dos votos dos negros, o fim da segregação racial e a melhoria da educação e de moradia para os negros nos estados do sul. Dirigiu a histórica”marcha” para Washington, em 28 de agosto de 1963, foi um protesto com mais de 200000 pessoas, onde pronunciou o famoso discurso I have a dream (Eu tenho um sonho).






Eu tenho um sonho




Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. 

Eu tenhoum sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. 

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. ...
tracking img