INTRODUÇÃO

Este tema foi proposto a partir da relevância dos pensamentos, manifestações e lutas de Martin Luther King Junior. O revolucionário visava soluções para os impasses das relaçõesraciais: dos direitos civis igualitários, direitos sociais comuns a todos, extinção das leis segregacionistas, entre outros.
O embasamento teórico tem como substrato autores como Nancy Shuker(1987), John Hope Franklin e Alfred A. Moss Jr.(1989), Voltaire Schiling (2004), o próprio Martin Luther King Junior (1968), dentre outros, os quais foram indispensáveis para a produção dos capítulos,divididos em três momentos: o primeiro intitulado Antecedentes históricos que marcaram a luta do negro na sociedade norte-americana, tem caráter histórico e analítico do negro na sociedadenorte-americana no período que antecedeu a luta de Martin Luther King Junior; o segundo capítulo, chamado Martin Luther King Junior: um líder na luta pela igualdade, aborda aspectos biográficos de Dr. King, alémde tratar do contexto em que nasceu e suas lutas até sua morte; o último capítulo, intitulado Análise da Luta de Martin Luther King Junior e sua repercussão no mundo, traz análise de um de seusdiscursos, o mais memorável: Eu tenho um sonho (I have a dream), tendo como principal contextualização a “Marcha por Trabalho e Liberdade”, que aconteceu em Washington, em 1963.
Em todo odesenvolvimento percebe-se como Martin Luther King Junior faz uso dos artifícios da não-violência, que é o ponto marcante da luta deste líder negro que batalhou até as últimas conseqüências por aquilo queacreditava, sendo um dos maiores influenciadores na aprovação da lei pelos direitos civis. Seu legado continua a influenciar várias militâncias até os dias de hoje.
CAPÍTULO 1
ANTECEDENTES HISTÓRICOS QUEMARCARAM
A LUTA DO NEGRO NA SOCIEDADE NORTE-AMERICANA

1. Liberdade e Opressão no Novo Mundo
Para milhares de europeus, a América era o sonho de liberdade pela oportunidade de uma nova vida... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Martin luther king junior e a luta contra a segregação racial: uma questão de consciência. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Martin-Luther-King-Junior-e-a/388051.html

MLA

"Martin luther king junior e a luta contra a segregação racial: uma questão de consciência" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Martin-Luther-King-Junior-e-a/388051.html>.

MLA 7

"Martin luther king junior e a luta contra a segregação racial: uma questão de consciência." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Martin-Luther-King-Junior-e-a/388051.html>.

CHICAGO

"Martin luther king junior e a luta contra a segregação racial: uma questão de consciência." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Martin-Luther-King-Junior-e-a/388051.html.