Martelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Terra. Surgiu a 4,6 bilhões de ano; é por vezes designada como Mundo, ou Planeta Azul. Lar de uma gama milionária de espécies de seres vivos, no qual se encontra como espécie dominante o ser humano.
Esta espécie a qual nos encontramos inseridos, somente surgiu a cerca de 200 mil anos. Mais foi a cerca de 50 mil, que começamos a transforma o meio ao qual estamos inseridos. Dentreas inúmeras conquistas deste período, que classificamos como paleolítico, podemos citar como vitais para o que somos hoje a linguagem e a fabricação de utensílios. Ferramentas que proporcionou ao homem conhecer e dominar os recursos naturais. Aparecem os machados, martelos, laminas cortante e arpões, ambos construídos de pedra lascada, ossos e madeira. Surgem, portanto as primeiras ferramentas.“O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.”
Wikipédia:Ferramentas

As primeiras ferramentas surgiram, tendo em vista a enormefragilidade do homem. E foi a parti desta fragilidade que a raça humana passou a buscar formas de vencer as inúmeras adversidades que ameaçavam sua sobrevivência.
O homem, logo percebeu que o celebro as mãos e os olhos trabalhavam em conjunto, percebeu também que se ele tivesse uma pedra nas mãos seu golpe teria mais força e se essa pedra tivesse um cabo e fosse afiada seria melhor ainda; pois poderiaa parti deste aumento de força desempenhar melhor a atividade de corta a caçar, raspa a pele dos animais caçados, quebrar frutos mais duros, enfim poderia realizar de forma mais eficiente atividades até então muito hostil.
E neste momento, surgiu aquele que será nosso objeto de estudo, ou se preferir nossa ferramenta de estudo, o Martelo.

Martelo

Faz-se pertinente, antes de tudo,buscarmos de forma cientifica a morfologia da palavra, martelo; tendo em vista que seu significado contribuirá de forma pontual na compreensão do tema neste trabalho abordado. Dai após algumas pesquisas encontrei duas definições que satisfazem de forma pontual e que acredito verdadeiramente melhor se adequa a nossa realidade;

“Martelo, do latim martellu, derivado das formas clássicas marculus oumartulus), Mjölnir e/ou Mjolnir é uma arma branca antiga, de madeira ou metal e uma ferramenta usada na indústria para golpear objetos e possuindo, conforme o uso ao qual se destina inúmeros tamanhos, formatos e materiais de composição, tendo toda a característica comum do formato, que consiste de um cabo ao qual se fixa a cabeça, através do alvado ou olho. Tem seu uso tão variado que vai do Direito àmedicina; da carpintaria à indústria pesada; da escultura à borracharia, do desporto às manifestações culturais.”
Wikipédia: Martelo
“Ferramenta de percussão constante de uma cabeça de aço temperado e de um cabo de madeira. Martelo pneumático, instrumento de percussão movido a ar comprimido e usado paraperfurar pedra, concreto, asfalto.”
Dicionário Aurélio

Como vimos até o presente momento, o martelo é uma das ferramentas mais primitiva já desenvolvida pelo homem. Sua utilização encontra-se nas maisdiversas áreas de atuação humana, por isso a depender de sua empregabilidade seu sentido ou sua classificação pode sofre alteração. Contudo nos ateremos a sua utilização nas atividades voltadas à eletromecânica, mecânica geral, construção civil e outras, muito embora seus princípios físicos não sejam alterados em meio a suas infinitas formas de ser empregado.



Física do Martelo

Um...
tracking img