Marta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação da prática dos cuidados com a mulher consagrada
Reprovação dos cultos pagãos
2- Predomina a religião natural politeísta que a perspicácia grega pouco tinha modificado( As pessoasdo campo tornam-se pagãos, isto é, praticam o culto dos camponeses).
3- O cristianismo afirma-se como religião do estado( as deuses antigos são comparados com demónios)
4- A igreja ( pregadores epontífices) tentaram fazer desaparecer os pagãos.
5- Houve sucessivos concílios para declarar anátemas aqueles que praticavam os mesmos rituais que os pagãos.
6- Eram contra as práticas de cuidados,que envolve-se qualquer possibilidade de nascerem mulheres, ela era símbolo dos ritos pagãos.
7- A mulher era vista como o agente de Satanás e servidora de DIANA(DEUSA PAGÃ), não acreditando no deusúnico.
A mulher condenada
Integração do cristianismo e repercussão até ao sec. XX
No inicio do cristianismo, os cristãos esperavam ansiosos pelo regresso de Cristo, desprezando tudo o que é carnal.Numa sociedade praticamente estruturada por homens, a mulher é o símbolo e o lugar da sexualidade( símbolo de impureza e fornicação), mulher pecadora e encarnação do próprio Satanás
As posições dosdoutores da igreja são retomadas e difundidas, instituídas em doutrinas, serão as bases da linha de conduta que regem muitos princípios.
Do sec. V ao sec. XIII, a igreja adopta por assim dizer adoutrina agostiniana para a qual é muito valorizada a inter-relação corpo- espírito .
A igreja fica com o poder de decidir o que é bom-mau para a alma e para o corpo, decidindo os conhecimentos autilizar e limita as práticas de higiene
No desenvolvimento deste saber espiritualista desenvolve-se um novo conhecimento médico; primeiro sobre a protecção da igreja e mais tarde controlada por esta( oensino médico não podia contrariar a doutrina da igreja)
Todas as pessoas que podiam exercer a atividade médica, tinham obrigatoriamente de pertencer á igreja, porque a igreja controlava tudo, até o...
tracking img