Alfred Marshall
1842 – 1924

Escola: neoclássica

Principais Obras: The Pure Thery of Foreign Trade and the Pure Thery of Domestic Values; The Economics of Industry; Princípios de Economia;Industry and Trade; Money Credit and Commerce.

Vida: Resistindo a intenção de seu pai de que seu tornasse sacerdote, Marshall recusou uma bolsa em Oxford, indo estudar ciências e matemática emCambridge, com o auxílio financeiro de seu tio. Tornou-se professor na mesma instituição, quando se interessou por Economia devido a preocupação com os pobres. Renunciou ao seu cargo (as normas assim oexigiam) ao casar com sua aluna Mary Paley, também economista. Lecionou em Bristol, depois retornou a Cambridge, onde concluiu sua carreira como líder dos economistas daquela escola.

PrincipaisIdéias: Marshall foi o fundador da análise de equilíbrio parcial, aquela parte dos livros de microeconomia que trata da oferta e demanda em um mercado de um produto isolado, como por exemplo suco delaranja. O objetivo principal da teoria é mostrar como se comportam os preços e quantidades de equilíbrio produzidas nos mercados. Para tal, desenvolveu o conhecido diagrama de oferta e demanda, cujocruzamento resulta no ponto de equilíbrio de mercado. É criado assim o instrumento de análise mais utilizados pelos economistas. O método consistia em isolar algumas poucas variáveis de análise, enquantomantinha o resto dos fatores constantes – a famosa condição coeteris paribus. Assim, a renda e os gostos dos consumidores, o poder de compra da moeda ou as técnicas produtivas ficavam inalteradas durantea análise.

Embora melhor matemático que Jevons ou Walras, tinha uma posição mais balanceada sobre o papel da mesma na análise. Marshall relegava as deduções matemáticas e gráficos a notas derodapé ou apêndices dos seus Princípios, tornando o texto acessível ao leitor comum. A obra mostrava uma grande preocupação com o realismo e com os problemas concretos que a Economia poderia ajudar a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Marshall equilíbrio parcial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marshall-Equil%C3%ADbrio-Parcial/61454.html

MLA

"Marshall equilíbrio parcial" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marshall-Equil%C3%ADbrio-Parcial/61454.html>.

MLA 7

"Marshall equilíbrio parcial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marshall-Equil%C3%ADbrio-Parcial/61454.html>.

CHICAGO

"Marshall equilíbrio parcial." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marshall-Equil%C3%ADbrio-Parcial/61454.html.