marrocos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Marrocos.
Marrocos, oficialmente Reino de Marrocos é um país localizado no extremo noroeste da África, estando limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha e Gibraltar), por Ceuta, pelo mar Mediterrâneo e por Melilla, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Mauritânia através do Saara e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital do país é a cidadede Rabat. Marrocos retirou-se da União Africana, quando a República Árabe Saariana Democrática foi aceita como membro.
1.2 Demografia.
Em 2003, a população era de 31 689 263 habitantes, que vivem principalmente nas áreas planas a norte e oeste da cadeia do Atlas. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 23,26‰ e 5,78‰.
A esperança média de vida é de 70,04 anos. O valor do Índicedo Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,654 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Gênero (IDG) é de 0,590 (2001).
Estima-se que, em 2025, a população seja de 42 553 000 habitantes.
Os árabes representam cerca de 70% da população e os berberes 30%; todas as outras etnias não chegam a corresponder a 1%. A religião dominante é a muçulmana sunita (99%). A língua predominante no país éa variante marroquina do árabe.
1.3 Economia.
A economia deste país baseia-se na agricultura, nos serviços, na indústria transformadora e na exploração mineral.
A terra arável abrange oito milhões e meio de hectares e proporciona produções de trigo, milho, cevada, arroz citrinos, cana-de-açúcar e algodão, entre outras. A exploração mineral centra-se na extração de fosfatos no Saara Ocidental.
Asprincipais produções das indústrias transformadoras são os produtos alimentares, os têxteis, os artigos de couro e os adubos. O turismo constitui uma importante fonte de receitas. Os principais parceiros comerciais de Marrocos são: Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e Alemanha.
1.4 Moradias.
Riads e Dars são casas tradicionais marroquinas.
Estas personificam a essência arquitetônica dascasas marroquinas localizadas em medinas. Se a palavra “Dar” é simplesmente traduzida por casa, o termo “Riad” (ou Ryad) incorpora a ideia de um jardim em cima disso.
Invisível para os viajantes que estão andando ao redor da cidade velha, estas casas, fechadas do exterior, não deixa mostrar o seu charme. As ruelas que levam para as casas são estreitas, e muitas vezes as suas portas de entradasão muito simples.
Uma vez que as portas se abrem, pode-se descobrir um pátio interior, algumas vezes arborizado, organizado em torno de uma fonte ou uma zona de sofás.
A discrepância de som entre as ruas e a tranquilidade do interior da casa reforça a impressão de serenidade.
Em forma de quadrado, às vezes de forma retangular, todas essas casas são espaçosas e têm um ou dois andares.
O pisotérreo é geralmente dedicado a áreas comuns: sala de estar, sala de jantar, cozinhas. Os quartos principais estão localizados no andar de cima.
1.5 Recursos hídricos e Saneamento Básico
O clima predominante na maior parte do território marroquino é semiárido, cujos períodos de seca já atingiram até cinco anos consecutivos. Os recursos hídricos renováveis, formados por águas superficiais esubterrâneas, são estimados em cerca de 29 bilhões de m³ por ano. Isto significa uma media de 1.000 m³ por ano a cada habitante.
A repartição desigual, no tempo e no espaço, da pluviometria e dos recursos em água levou o país a investir na construção de grandes barragens e reservatórios, visando disponibilizar a água durante épocas de grandes estiagens, possibilitando o abastecimento das regiões maisdesvantajosas e favorecendo assim, um desenvolvimento econômico e social mais equilibrado em todo território nacional.
A prioridade que se deu ao desenvolvimento de recursos hídricos, ao longo desses 40 anos, permitiu ao país dotar-se de infraestrutura composta de 128 grandes barragens com capacidade para armazenar até 17 bilhões de m³, cujo volume regular é de 9,5 bilhões de m³.
O saneamento...
tracking img