Marques de pombal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO


Este trabalho tem o intuito de demonstrar como foi à administração de Sebastião José de Carvalho e Melo, o famoso Marquês de Pombal, no reinado de José I, mostrando as principais reformas impostas na aérea político-administrativa, educação, comercial, da metrópole e na colônia, além do renascimento agrícola e os tratados de limites entre as colônias européias.


SOB A ÉGIDEDO MARQUES DE POMBAL

Entre 1750 e 1777, Portugal foi governado pelo rei José I, nesse período seu poder era abastecido pelo ouro da colônia brasileira.
Abastecida pela riqueza do ouro, a sociedade lusitana passava por grandes transformações, porém Portugal ainda continuava dependente economicamente das grandes potencias européias, principalmente da Inglaterra.

O monarca português nomeiouSebastião José de Carvalho e Melo, como ministro dos Negócios Estrangeiros, o o futuro Marquês de Pombal num futuro próximo seria nomeado primeiro-ministro de Portugal.

A política de Pombal se baseava num grande e vasto programa de reformas, que tinha como objetivo principal era a racionalização da administração sem o enfraquecimento do poder real.
O Marquês foi influenciado pelas idéiasiluministas, porém conservou os aspectos absolutistas e mercantilistas.

A ADMINISTRAÇÃO POMBALINA

Em sua administração Pombal trabalhou para fortalecer o poder real, porém racionalizando a administração e desenvolve-la colonialmente, rompendo desta forma a dependência econômica com a Inglaterra.

Durante seu governo enfrentou várias crises econômicas, como o declínio da produção de ouro nacolônia, bem como a queda nos preços do açúcar e do tabaco. Além de ter que reconstruir Lisboa, devido a um grande terremoto que culminou com a morte de mais de 40 mil portugueses.

Apesar de todas os problemas, seguiu firme em sua idéias de refomas, como o fortalecimento dos produtos nacionais, a incrementação do comércio colonial e o incentivo ao desenvolvimento das manufaturas.

CriouCompanhias de comércio que concediam isenções fiscais, que fortaleciam os produtores nacionais.
Concedeu estímulos fiscais ao desenvolvimento de manufaturas que eram voltadas ao comércio interno português e da colônia. Com tal política pombal fortalecia a importação de matérias-primas e encarecia os produtos similares importados de outros países.

O Marquês ao fundar o Banco Real, estabeleceuuma nova estrutura para a administração da cobrança de impostos, sendo que era centralizada pela Real Fazenda de Lisboa, sob seu controle direto.
Na política suas reformas, deram maior ênfase em fortalecer o rei, combatendo os setores ou instituições que poderiam enfraquecer o poder real. Desta forma, diminui o poder da Igreja, expulsou os jesuítas da metrópole e da colônia, confiscando todosseus bens.
As reformas implantadas fizeram com que vários setores da nobreza reagissem, tentando assassinar o rei, pórem com a falha no plano, abriu brecha para que Pombal prendesse um grande número de aristocratas, que mais tarde foram levados à morte.
Na educação foram introduzidas importantes mudanças no sistema de ensino do reino e da colônia, tirando a responsabilidade da Igreja, passandopara o Estado.

POMBAL E A COLÔNIA PORTUGUESA NA AMÉRICA

Em relação à administração da colônia não houve mudança, visto que a meta continuou sendo a geração de riquezas a metrópole, porém com maior evidência.

Em 1755 e 1759 foram criadas as Companhias Gerais de Comércio do Grão Pará e Maranhão e a de Pernambuco e Paraíba que visavam dinamizar as atividades econômicas do Norte e Nordeste.Em Minas Gerais foi criada a derrama que obrigava os mineradores a pagarem os impostos atrasados.

As maiores mudanças se deram na esfera político-administrativa e na educação, com a extinção das capitanias hereditárias e a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, deslocando o eixo-econômico para o Sudeste.
Com a expulsão dos jesuítas a educação passou a ser exercida pelos...
tracking img