Markting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Millennials”: como o Marketing Experimental está influenciando essa Nova Geração de Consumidores, que as Empresas ainda tentam entender.


André Pezotti

Fernanda Campos Martins

Gustavo Toledo

Júlia Key Mihara

Karina Lia Zeger







Este artigo tem como objetivo verificar como o marketing experimental está influenciando a geração Y em relação ao consumo. Este estudoutilizou a metodologia de pesquisa exploratória, aplicado a pessoas da Geração Y, analisando seus hábitos relacionados à internet, consumo e influencia na decisão de compra. Os resultados dessa pesquisa sugerem uma relação positiva entre o marketing experimental e a Geração Y, e como a tecnologia está envolvida no processo de compra dessa geração.







Palavras-chave: Geração Y, Marketingexperimental, Millennials.











Pontifíca Universidade Católica de São Paulo

Curso:administração de empresas



Introdução

Geração é um grupo de pessoas que nasceram numa mesma época, e que possuem características, valores e princípios similares. Segundo Oliveira (2009), ela é composta por nascidos entre 1980 e 1999, representando 26% da população brasileira, de acordo coma PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada no fim de 2009.

Ao mesmo tempo, o Brasil é o país com maior tempo médio mensal de utilização residencial da internet, na lista das nações (NetRating, 2010) utilizado, principalmente, pela geração Y. Esta geração está vivendo em um mundo completamente tecnológico conversandoao vivo, por e-mail, celular, MSN, Twitter, Facebook ou qualquer outra ferramenta de comunicação que venha a surgir no mundo.

No final desse ano 2010, a previsão é que mais de 170 milhões de celulares estejam habilitados, segundo dados da consultoria Tendências. Essas novas tecnologias estão sendo muito utilizadas pelo Marketing, como forma de fazer propaganda, para atingir essa geração. Porexemplo, o móbile marketing, que são propagandas feitas através de celulares, por SMS, MMS, aplicativos, etc. Ou as propagandas feitas nas paginas de sites de relacionamento como o Orkut, Facebook, blogs. Também através dessas mídias estão sendo utilizado um tipo de marketing atual, o marketing experimental, como por exemplo, no Twitter (rede social e servidor para microblogging), onde pessoasinfluentes contam suas experiências através de seus posts, e seus seguidores, acabam se interessando pelos seus relatos. A geração Y, por ter mais contato com essas mídias, acabam sendo seu maior publico .

O objetivo do marketing experimental é criar uma relação entre os consumidores de forma mais profunda, não apenas com o produto em si, mas com a marca, agregando um maior valor a ela, gerando umvínculo emocional que possui as mesmas características de uma amizade. Podemos dizer que se trata de uma evolução do marketing de relacionamento. De acordo com Schmitt (2008), as ações do marketing experimental estão relacionadas em cinco categorias básicas: sentir, emocionar-se, pensar, agir e relacionar-se. Muitas empresas já estão usando experiências para criar momentos únicos para o consumidore dessa forma torná-los fiéis.

Muitas empresas têm usado esse tipo de marketing, algumas delas têm oferecido para clientes potenciais, seus produtos de graças, e em troca, esses cliente dão um feedback sobre o produto e deixam a empresa utilizar sua opinião para fazer marketing. Além disso, o cliente acaba fazendo um buzzmarketing, contando sobre sua experiência para pessoas próximas, ealgumas vezes, acabam influenciando em suas decisões de compra.







Definição Conceitual

Marketing Experimental. Bernd Schmitt, renomeado especialista em marcas e atualidades, marketing estratégico e identidade corporativa, explicou no seu seminário na ExpoManagement como o "marketing experimental" está se diferenciando do marketing tradicional, com base em suas funcionalidades e...
tracking img