Markting mix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Industrial
















DHL

Instituto Politécnico de Setúbal


Escola Superior de Ciências Empresariais


Disciplina: Marketing Industrial

Professor: João Paulo Baía













Autoria: Ana José Silva, nº 073195174
David Barradas, nº 073195195
Liliana Peixe, nº 073195508
Miguel Correia, nº 073195145
Turma 21

Marketing



Maio de2009
Índice



Pág.

I - Introdução/Objectivos do Trabalho 4
II - Identificação e Caracterização da Empresa 5
III - Análise do Micro-Ambiente de Marketing 8
IV – O Marketing Estratégico 11
O Processo de Segmentação (STP) 11
Segmentação 11
Targeting 11
Posicionamento 12
V – O Marketing Operacional 13
Produto/Serviço 13
Preço 13
Gestão da Força de Vendas 14Distribuição 15
Comunicação 18
VI – Análise Crítica e Conclusões 21
Bibliografia 22


I - Introdução/Objectivos do Trabalho

II - Identificação e Caracterização da Empresa

A DHL é uma empresa, sedeada em Bona (ou Bonn no Brasil) e pertencente ao grupo alemão Deutsche Post World Net, que opera nas áreas do transporte expresso de documentos e correspondências, bem como, na área dalogística contratual. Fundada em 1969, a DHL é um acrónimo do nome dos seus dos seus criadores norte-americanos, sendo eles: Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn. A empresa teve um rápido crescimento, devido à sua nova abordagem no mercado do transporte de correio. Os documentos eram enviados, pessoalmente, por avião, a partir de São Francisco até Honolulu, o que, até então, era feito por navio.Com isto, o tempo despendido no transporte era significativamente diminuído, bem como, os custos relativos às taxas de utilização dos portos, pois a duração do voo e do desalfandegamento da carga era feito mais rapidamente que a viagem dos navios, o que poupava bastante tempo e dinheiro aos seus primeiros clientes. Assim, com base neste novo conceito de entregas rápidas de documentos e envios, foipioneira de uma nova indústria, o correio expresso aéreo internacional.
Na sua rede global incorpora cerca de 6 500 escritórios e mais de 120 000 destinos espalhados por mais de 220 países. Apesar de estar na terceira posição, em termos de empresas privadas na prestação de serviços nos Estado Unidos, onde foi fundada, a DHL domina o mercado internacional com aproximadamente 1.5 biliões deenvios por ano. Sob o lema “Nós movemos o mundo” a DHL é líder em diversos mercados como os serviços de expresso internacional, transporte aéreo e transporte terrestre, assim como em logística.
Desde que foi adquirida pelo gigante alemão dos correios, em Dezembro de 2002, a sua marca tem crescido através da integração de outras empresas compradas pela Deutsche Post, algumas delas tambémlíderes de mercado. O seu sucesso é derivado, em grande parte, da sua preocupação com a qualidade dos serviços que presta, sendo este factor, um dos mais importantes para o desenvolvimento da companhia. Com esse efeito, procura ter uma forte presença local associada à sua extensa cobertura planetária. A nova DHL divide-se em cinco empresas especializadas, sendo elas: a DHL Express; DHL Freight; DHLGlobal Forwarding; DHL Exel Supply Chain; DHL Global Mail (Divisões DHL, em 2008).
O grupo vem também se destacando pelas suas acções de carácter humanitário, prestando auxílio em zonas de Desastre natural, (exemplo: o tsunami no Índico) nomeadamente na Ásia, região em que possui uma forte presença.
A DHL Portugal é a filial portuguesa do grupo. Resultado da união de três empresas: DHLWorldwide Express, Guipuzcoana Euro Express e Danzas.
A DHL Worldwide Express, opera em Portugal desde 1982 com uma vasta rede global, com capacidade de transporte para todo o mundo. Em Portugal desenvolveu uma filosofia de “Qualidade total e excelência” e, como reconhecimento desta prática, recebeu vários prémios: a certificação ISO 9002, em 1996; o troféu de prata do prémio de...
tracking img