MARKETOING

747 palavras 3 páginas
O Cliente Externo Este cliente sofre o impacto dos produtos e serviços oferecidos (MARQUES,1997). Podendo ser dividido em cinco tipos de clientes (figura1): - Prospects: pessoas que podem ter interesse em comprar; - Shoppers: pessoas que pelo menos uma vez visitaram seu negócio; - Clientes eventuais: pessoas que adquiriram algum produto ou serviço de seu negócio; - Clientes regulares: pessoas que com regularidade adquirem seus produtos; - Defensores: pessoas que defendem e elogiam a qualidade de seu negócio. Figura 1 - A escada da fidelidade Fonte Fonte: Raphel e Raphel,1996

O Cliente Pessoal Eles são importantes na seguinte definição: é qualquer pessoa que espera por algum serviço, atendimento ou alguma coisa de nossa parte. A realização enquanto pessoa, é o resultado de mantermos estes clientes satisfeitos.

O Cliente em Potencial São os clientes que não compram da nossa empresa, mas sim da concorrência, estes somados aos nossos clientes externos, representam o mercado.

O Cliente Interno É o principal responsável pela qualidade percebida pelo cliente externo, como também pela corrente de clientes internos que existe em qualquer empresa independente de seu tamanho, estes clientes trocam entre si, trabalho, informação, apoio e cooperação (MARQUES, 1997).

"A segmentação é uma ferramenta que agrupa clientes com necessidades semelhantes, para que você possa de forma diferenciada a necessidades diferenciadas.
• Segmentação geográfica:

É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.

• Segmentação demográfica:

É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade.

Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às

Relacionados