Marketng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Plano de Negócios

1ª Parte



1

Conceitos
Documento que identifica, descreve e analisa uma oportunidade de negócio, examina a viabilidade técnica, económica e financeira da mesma, e desenvolve todos os procedimentos e estratégias necessárias para converter a oportunidade de negócio num projecto empresarial concreto. Trata-se de um conjunto de informações elaboradas de formaorganizada em que são definidos os aspectos mais importantes de um projecto de modo a planear um projecto e prever situações de risco.
Fernando Barata 2

OBJECTIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS
1. Testar a viabilidade de um conceito de negócio;
2. Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia;

3. Atrair recursos financeiros; 4. Transmitir credibilidade;
5. Desenvolver a equipa de gestão.Fernando Barata

3

As 5 Razões para elaborar um Plano de Negócio
1. Para entender e estabelecer directrizes para o negócio; 2. Para gerir de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; 3. Para monitorizar o dia – a – dia da empresa; 4. Para conseguir financiamentos e recursos junto de bancos, investidores, capitais de risco, programas de financiamento nacionais e europeus, etc; 5. Oplano de negócios aumenta em 60%, a probabilidade de sucesso do negócio (fonte: Sahlman (1997) professor da Harvard Business School).
Fernando Barata 4

O PLANO DE NEGÓCIOS É UMA PODEROSÍSSIMA E EFICIENTE FERRAMENTA DE GESTÃO PARA:

1. Aprendizagem e auto-conhecimento; 2.Comunicação interna; 3.Comunicação externa, no sentido de obtenção de recursos financeiros; 4.Planeamento e monitorizaçãodo negócio.

Fernando Barata

5

TENDO EM CONTA QUE O PLANO DE NEGÓCIOS É UM DOCUMENTO PARA QUEM O LÊ E NÃO PARA QUEM O FAZ, ESTE DEVERÁ SER ELABORADO DE FORMA EFICAZ, PELO QUE DEVERÁ TENTAR RESPEITAR AS SEGUINTES REGRAS:

Regra nº 1: Assegurar a facilidade de leitura
1. Ter em conta que os leitores potenciais do plano de negócios têm muitos outros documentos para ler, logo é fundamentalque o seu texto esteja bem formatado e seja de fácil compreensão; Não deverá ultrapassar as 40 páginas, mais anexos;

2.

3.

Focar os aspectos essenciais, de forma clara e concisa, e se necessário construir um glossário com os termos técnicos utilizados no plano.
Fernando Barata 6

Regra nº 2: Dar um aspecto profissional ao documento
1. 2. 3. 4. Qualidade do papel; O design e materialda capa; A qualidade de impressão; Deverá incluir um índice, com subtítulos e números de páginas.

Regra nº 3: Evidenciar
1.

a qualidade da equipa

Provar que a empresa é composta por pessoas qualificadas e de grande credibilidade, possuidores das capacidades e dos conhecimentos necessários para dar resposta aos diferentes problemas e oportunidades que se deparem à empresa; 2. Demonstrarque se trata de uma empresa coesa e empenhada; 3. Colocar o currículo detalhado dos principais elementos da equipa, destacando as suas realizações.
Fernando Barata 7

Regra nºnº 4: Apresentar uma abordagem focada no Regra 4: Apresentar uma abordagem focada no mercado

mercado Não cair no erro de fazer uma abordagem demasiadamente focadas nas características intrínsecas do produto, isto é, nascaracterísticas 1. Não cair tais erro de fazer uma abordagem demasiadamente focadas nas técnicas, no como preço, entre outras. características intrínsecas do produto, como o produto ou serviço vais tais 2. Deve-se concentrar o plano na forma isto é, nas características técnicas, ser como satisfazer as necessidades dos seus recebido pelo mercado e como vaipreço, entre outras. 2. consumidoresactuais e potenciais. forma como o produto ou serviço vais ser Deve-se concentrar o plano na recebido pelo mercado e como vai satisfazer as necessidades dos seus consumidores actuais e potenciais.
1.

Regra nº 5: Adequar o
1.

Plano de Negócio ao tipo de leitor

O plano de negócios pode ter diversos objectivos, pelo que se pode dirigir a diversos tipos de indivíduos ou instituições; 2....
tracking img