Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Caso Modelo – Rio Tinto

MARKETING
Licenciatura em Informática

Grupo 1 João Leal - nº 090118034 Pedro Silvério - nº 080118041 Tiago Martins - nº 090132014

11 de Abril de 2011

Índice

Introdução Caracterização do Mercado Localização Características do Mercado Posicionamento de Mercado Problema ResoluçãoAnálise SWOT Pontos fortes (Strenghts) Pontos fracos (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities) Ameaças (Threats) Spot Publicitário Conclusão

3 4 4 4 5 6 6 7 7 7 8 8 9 10

Caso Modelo Rio Tinto – Grupo 1 – LIC. INF PL (2º.Ano)

Página 2

Introdução
A marca “Modelo”, do Grupo SONAE, surge pela aquisição, em 1982, e posteriormente pela fusão de duas cadeias, regionais, de venda a retalhoalimentar. A vocação desta nova marca era actuar a nível nacional. A nova marca “Modelo”1 abriu em 1989 em Albufeira, resultado de uma “joint-venture” com a empresa Prisunic, do grupo Printemps2. A prossecução de objectivos de crescimento e exploração de novas fórmulas à altura, levou a marca a fazer esta associação, encontrando aí um parceiro internacional capaz de lhe facultar o “know-how”3necessário. Assim, a construção de centros comerciais de média dimensão, com o objectivo de levar a distribuição moderna aos centros urbanos também de média dimensão, surgiu como estratégia a seguir. No âmbito das suas políticas comercial Gondomar, a 19 de Julho de 1991. Considerando que se preveriam consequências com a abertura de um novo hipermercado concorrente, o “Jumbo”, e da intenção de abertura dedois supermercados em Gondomar, o “Pingo Doce” e o “Minipreço”, a administração da empresa decidiu proceder à reavaliação do posicionamento de mercado desta unidade. Foi solicitado às direcções de Marketing e Operação que elaborasse um relatório que permitisse identificar as vantagens/inconvenientes de alterar o posicionamento de mercado ou da sua manutenção.
4

e de expansão

5

, a empresa“Modelo

Supermercados, SA” decidiu abrir uma nova unidade em Rio Tinto, Concelho de

1 A marca “Modelo” deixou de existir a 15 de Março de 2011, pela fusão com a outra marca de venda a retalho alimentar “Continente”, também do Grupo Sonae SGPS. A marca “Continente” estava, principalmente, localizada em grandes centros urbanos, ou invés da marca “Modelo” que se localizava em centros urbanos demédia dimensão. Com a fusão, a marca “Continente” passou a ser líder de mercado com 23,9% de quota e 179 lojas. No processo de transição a designação “Modelo” não desapareceu por completo, serve agora para caracterizar a tipologia de loja, assim as lojas “Modelo” passaram a designar-se “Continente Modelo” e as “Modelo Bonjour” a “Continente Bom Dia”. 2 http://www.printemps.com 3 Um dos conhecimentostransmitidos foi a utilização intensiva da informática na otimização dos recursos de loja, nomeadamente da utilização do sistema de código de barras, implementado pela primeira vez em Portugal pelo Grupo “Pão de Açúcar”, actualmente Grupo “Auchan”, em 1988. 4 Liderança nos preços e na qualidade de produtos frescos. 5 Focar o novo core-business nos centros urbanos de média dimensão, do interior doPaís.

Caso Modelo Rio Tinto – Grupo 1 – LIC. INF PL (2º.Ano)

Página 3

Caracterização do Mercado
Localização
O “Modelo” de Rio Tinto, que é uma das 11 Freguesias do Concelho de Gondomar, encontra-se localizado na Rua Infante D. Henrique, a aproximadamente 200 metros da Estação Ferroviária Porto/Valongo e a 1,1Km da estrada Porto/Gondomar. O motivo, provável, para a localização nestafreguesia terá sido por ser a Freguesia com maior volume populacional, que corresponde a 29.08%6 de uma população de 138 424 indivíduos.

Características do Mercado
O Concelho de Gondomar apresenta indicadores de consumo e de poder de compra inferiores à média do Distrito do Porto7. A área de influência do Supermercado comportava as Freguesias Rio Tinto, Fânzeres, Gondomar, S. Pedro da...
tracking img