COMO LIDAR COM A CONCORRENCIA

Para traçar e implementar com eficiência as melhores estratégias de posicionamento de marca, as empresas devem prestar a máxima atenção aos concorrentes. Os mercadosse tornam competitivos demais para que se possa manter o foco apenas nos consumidores.
FORCAS COMPETITIVAS
Michel Porter identificou cinco forcas que determinam a atratividade intrínseca, no longoprazo, de um mercado ou segmento de mercado: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores.
1. AMEACA DE RIVALIDADE INTENSA NO SEGMENTO: um segmentonão é atraente se já possui concorrentes poderosos, agressivos ou numerosos. É ainda menos viável se for estável ou estiver em fase de declínio.
2. AMEACA DE NOVOS CONCORRENTES: a atratividade deum segmento varia conforme se configuram as barreiras a entrada e a saída desse segmento. O mais atraente é aquele em que as barreiras a entrada são grandes e as barreiras a saída são pequenas.3. AMEACA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: um segmento não é atraente quando há substitutos reais ou potencias para o produto. Os substitutos limitam os preços e os lucros desse segmento.
4. AMEACA DOPODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR DOS COMPRADORES: um segmento não é atraente se os compradores possuírem um poder de barganha grande ou em crescimento. O poder de barganha dos compradores cresce à medidaque eles se organizam e se concentram, quando o produto o produto representa uma parcela significativa dos custos dos compradores.
5. AMEACAS DO PODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR DOS FORNECEDORES:um segmento não é atraente se os fornecedores da empresa puderem elevar os preços ou reduzir as quantidades fornecidas. Os fornecedores tendem a ser poderosos se estiverem concentrados ouorganizados, se houver poucos substitutos, se o produto fornecido for um material importante, se os custos para mudanças de fornecedores forem altos e se os fornecedores.

CONCEITO SETORIAL DA CONCORRENCIA... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Marketing. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marketing/88699.html

MLA

"Marketing" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marketing/88699.html>.

MLA 7

"Marketing." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marketing/88699.html>.

CHICAGO

"Marketing." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Marketing/88699.html.