Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2705 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO LIDAR COM A CONCORRENCIA

Para traçar e implementar com eficiência as melhores estratégias de posicionamento de marca, as empresas devem prestar a máxima atenção aos concorrentes. Os mercados se tornam competitivos demais para que se possa manter o foco apenas nos consumidores.
FORCAS COMPETITIVAS
Michel Porter identificou cinco forcas que determinam a atratividade intrínseca, no longoprazo, de um mercado ou segmento de mercado: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores.
1. AMEACA DE RIVALIDADE INTENSA NO SEGMENTO: um segmento não é atraente se já possui concorrentes poderosos, agressivos ou numerosos. É ainda menos viável se for estável ou estiver em fase de declínio.
2. AMEACA DE NOVOS CONCORRENTES: a atratividade deum segmento varia conforme se configuram as barreiras a entrada e a saída desse segmento. O mais atraente é aquele em que as barreiras a entrada são grandes e as barreiras a saída são pequenas.
3. AMEACA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: um segmento não é atraente quando há substitutos reais ou potencias para o produto. Os substitutos limitam os preços e os lucros desse segmento.
4. AMEACA DOPODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR DOS COMPRADORES: um segmento não é atraente se os compradores possuírem um poder de barganha grande ou em crescimento. O poder de barganha dos compradores cresce à medida que eles se organizam e se concentram, quando o produto o produto representa uma parcela significativa dos custos dos compradores.
5. AMEACAS DO PODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR DOS FORNECEDORES:um segmento não é atraente se os fornecedores da empresa puderem elevar os preços ou reduzir as quantidades fornecidas. Os fornecedores tendem a ser poderosos se estiverem concentrados ou organizados, se houver poucos substitutos, se o produto fornecido for um material importante, se os custos para mudanças de fornecedores forem altos e se os fornecedores.

CONCEITO SETORIAL DA CONCORRENCIAO que exatamente significa setor? Setor é um grupo de empresas que oferecem um produto ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros.

QUANTIDADE DE VENDEDORES E NIVES DE DIFERENCIACAO
O ponto de partida para descrever um setor é especificar a quantidade de fornecedores, ou empresas vendedoras, que atuam nele e definir se o produto é homogêneo ou altamentediferenciado. Essas características dão origem a quatro tipos de estrutura setorial.
1. MONOPOLIO PURO: somente uma empresa fornece certo produto ou serviço em determinado país ou região ( fornecedora água).
2. OLIGOPOLIO: uma pequena quantidade de grandes empresas fabrica os produtos, que variam de altamente diferenciados a padronizados. OLIGOPOLIO PURO: é formado por algumas empresas quefabricam essencialmente a mesma commodity (petróleo, aço). Se os concorrentes estiverem à altura em preços e na oferta de serviços, o único modo de conquistar a vantagem competitiva é baixando os custos. OLIGOPOLIO DIFERENCIADO: é formado por algumas empresas que fabricam produtos parcialme nte diferenciados em termos de qualidade, atributos, estilo ou serviços.
3. CONCORRENCIA MONOPOLISTA: muitosconcorrentes são capazes de diferenciar suas ofertas no todo ou em parte, os concorrentes enfocam os segmentos do mercado em que podem atender as necessidades dos clientes de modo superior e impor um preço Premium.
4. CONCORRENCIA PURA: muitos concorrentes oferecem o mesmo produto e serviço (mercado de ações). Uma vez que não há base para diferenciação, os preços dos concorrentes sãopraticamente os mesmos. Nenhum concorrente investe em propaganda a não ser que esta crie um diferencial psicológico( cerveja, cerveja).

BARREIRAS A ENTRADA A MOBILIDADE E A SAIDA
Os setores diferem em grande parte no que diz a respeito a facilidade de entrar nele. É fácil abrir um novo restaurante, porem é difícil ingressar no setor aeronáutico. Entre as principais barreiras as entradas estão à...
tracking img