Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING ONE-TO-ONE
A ERA DO CLIENTE
Giovana Vendrame Rosa Fabre Professor- Odinamar Costa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 0190) – Marketing 13/09/2012 RESUMO Antes o conceito de marketing era atender as necessidades dos consumidores de forma extensiva, desenvolvendo um produto ou serviço que servisse todos consumidores, tivesse umaexcelente capacidade de distribuição e divulgando estes através de meios massivos de comunicação. Despendendo-se assim tempo e investimento em apenas um produto ou serviço que se oferecesse. O marketing era direcionado para as massas, não fazendo qualquer diferenciação entre os consumidores, sendo que o objetivo da empresa era aumentar a sua carteira de clientes. Nos tempos atuais as pessoas estãomais criteriosas e certas do que querem e desejam, solicitam cada vez mais produtos específicos e personalizados, e esperam que essa expectativa seja atendida pelas empresas que as fornecem produtos e serviços. O diferencial então passou a ser desenvolver produtos e serviços diferenciados, com a característica do consumidor especifico. Sendo a diferença percebida pelo cliente, tornando-senecessário se aproximar mais do cliente, para assim buscar com ele o que lhe acrescenta valor e parece adequado. Para enfrentar as concorrências as empresas passaram então a segmentar os seus mercados para melhor atender seus clientes. A tendência é cada vez mais as empresas se voltarem para os clientes individuais e identificáveis em segmentos de mercado específicos. Para isso a organização como um todopassa a ter uma cultura orientada para os clientes. O Marketing One-to-One traz esse conceito de foco no cliente. Palavras-chave: Foco no cliente. Cliente. Marketing One-to-One.

1 INTRODUÇÃO O Marketing One-to-One propõe uma estratégia que tem como foco o cliente e não somente o produto, aprendendo a conhecer seu consumidor. Partindo do principio que cada cliente tem necessidades e desejosparticulares, a empresa passa a ter uma atenção especial nos clientes que mais lhe trazem retorno, tendo um registro e criando um perfil, onde podem assim saber e prever as necessidades especifica de cada um. Com isso a empresa pode customizar um produto ou serviço para um cliente ou grupo de clientes com mesma necessidade, agregando a ele valor por tal personalização.

2

Com o foco de todos ossetores da empresa no cliente, os consumidores tornam-se fidelizados, mudando o proposito das vendas, que era de um produto a muitos clientes, passa-se a vender muitos produtos a um mesmo cliente.

2 O QUE É O MARKETING ONE-TO-ONE (UM A UM)? Marketing One-To-One é uma ferramenta de marketing que surgiu com a nova economia, criado por Don Peppers e Martha Rogers, é um método voltado a interaçõescom o cliente individual. Baseia-se na ideia de uma organização conhecer seu cliente e assim aprender como ele deseja ser tratado, ou um grupo de clientes com características e necessidades semelhantes, e poder dar a ele uma atenção especial diferenciando-o dos demais clientes. Sendo que cada cliente passa a ter uma colaboração direta na maneira como a empresa se comporta em relação a ele. Nãonecessariamente que cada necessidade exclusiva do cliente deva ser tratada de maneira também exclusiva. Com o uso desta ferramenta consegue-se uma relação personalizada com os clientes, conhecendo-os suficientemente para oferecer a cada categoria os serviços e produtos mais adequados. Sendo assim um conceito fundamental para a fidelização dos clientes. "Se você puder refinar a segmentação, até chegarao nível individual, a oferta poderá ser muito mais assertiva e o retorno será mais imediato". "Não podemos mais pensar apenas demograficamente”..."pois a tendência é desenvolver a comunicação individual, para otimizar resultados e melhorar a experiência do cliente", afirma Bailey. O Marketing One 2 One faz evoluir a cultura da empresa para uma forte orientação para o cliente. Vai além de uma...
tracking img