Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing
A importância do marketing
O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para sucesso nos negócios. E o marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele está em tudo o que fazemos –das roupas que vestimos aos sites que clicamos, passando pelos anúncios que vemos.
O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing. Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro.

O que é marketing
O marketing envolve a identificação e asatisfação das necessidades humanas e sócias. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.A administração de marketing acontece quando pelo menos uma parte em uma relação de troca potencial procura maneiras de obter as respostas desejadas das outras partes. Vemos a administração de marketing como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo eda captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.
Mas o objetivo do marketing é tonar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviçodisponível.
Troca e transações
A troca, que é o conceito central do marketing, envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca, para que isso efetivamente aconteça, se faz necessárias cinco condições essenciais:

1- Que existam pelo menos duas partes;
2- Que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as outras partes;
3- Que todas as partes tenhamcapacidade de comunicação e de entrega;
4- Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca;
5- Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

A efetivação ou não da troca depende de as partes concordarem com termos que deixarão ambas em uma situação melhor do que antes. A troca é um processo de criação de valor porque normalmente deixa as partesenvolvidas em melhor situação.

Duas partes estão engajadas em um a troca se estiverem negociando, isto é, tentando chegar a condições aceitáveis para ambas. Quando se chega a um acordo, dizemos que ocorre uma Transação.

A transação é uma troca de valores entre as partes. Quando ocorre uma troca na qual envolve dinheiro, dizemos que ocorreu uma transação monetária clássica; quando atransação não envolve dinheiro, dizemos que ocorreu uma transação de permuta (troca de bens e serviços por outros bens e serviços).

Uma transação é diferente de uma transferência. A transferência se dá quando uma das partes dá algo a outra parte e não recebe nada em troca. Pode-se dizer que presentes, subsídios e doações a obra de caridade são transferências.

A que se aplica o marketing
O marketingpode ser aplicado a:

Bens: bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países.

Serviços: à medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços. Entre os serviços estão aqueles prestados por empresas hoteleiras, locadoras de automóveis, barbeiros.

Eventos: emdeterminado períodos, empresas promovem eventos como grandes feiras setoriais, espetáculo artísticos e comemorações de aniversários.

Experiências: Orquestrando os diversos serviços e mercadorias, é possível criar, apresentar e comercializar experiências. O Magic Kingdom da Walt Disney World representa o marketing de experiência, o mesmo acontece com o Hard Rock Café.

Pessoas: O marketing de...
tracking img