Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA E O SURGIMENTO DO MARKETING

Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. Ela é utilizada para expressar a ação voltada ao mercado; logo, a empresa que pratica o marketing tem o mercado como foco de suas ações.
Essa estratégia empresarial teve origem nos EUA, por volta de 1910, quando surgiram as primeiras instituições para reunir profissionais dosetor e se estabeleceu o conceito de marketing, substituindo e invertendo a lógica do conceito de venda. Em vez de criar produtos para depois convencer as pessoas a comprá-los, sugeriu-se, primeiramente, compreender e antecipar as necessidadese os desejos dos possíveis clientes.
O marketing adquiriu maior expressividade depois da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da ideia de Gerência deMarketing, e foi na década de 1950 que evoluiu para o conceito de empresa orientada para o cliente.
Na década de 1960, a American Marketing Association (AMA) conceituou marketing como o complexo de atividades que dirigem o
fluxo de bens e serviços – dos produtos aos consumidores e aos utilizadores comerciais.
Para Kotler (2000), marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos depessoas obtêm aquilo de que necessitam – e o que desejam – com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros indivíduos. Para a AMA, ainda, o marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de produtos, serviços e ideias.
Drucker (1987) complementa que o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecer ecompreender o cliente de tal modo que o produto, ou serviço, se venda sozinho.
Quanto ao Brasil é possível identificar uma data específica da introdução do conceito de Marketing na nossa sociedade empresarial e acadêmica. Ao menos formalmente, o termo “Marketing” começou a ser empregado entre nós a partir do exato momento em que a missão norte americana, chefiada pelo professor Karl A. Boedeckercomeçou a organizar os primeiros cursos de Administração na recém criada Escola de Administração de Empresas do Estado de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, isto foi em meados de 1954. Na época dúvidas de que uma palavra tão nitidamente estrangeira pudesse ser difundida no Brasil. Foi um típico erro de Marketing onde se buscou uma palavra que traduzisse o conteúdo e o conceito da palavraMarketing, a palavra escolhida foi “Mercadologia”.
Vale ressaltar, que durante muitos anos, as expressões “Mercadologia” e “Mercadização” dominaram o cenário na busca da substituição da palavra Marketing, mas isto faz parte do passado, Marketing, Mercadização, Mercadologia, são sinônimos e poderão, portanto, ser utilizados como expressões intercambiáveis.
A maneira de interpretar o Marketing, nãodescuida da amplitude do conceito moderno na área, mas dá ênfase primordialmente voltada à empresa e, sobretudo às responsabilidades dos executivos que administram recursos limitados à luz de objetivos pré-determinados e voltados ao convívio com um meio ambiente em constante transformação. A definição também é sistêmica por levar em conta a necessidade de um constante entrosamento racional entre osdiversos instrumentos que fazem parte da execução de um determinado plano de Marketing, na prática administrativa.
Define-se Marketing como sendo as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada à busca e realização de trocas para com o seu ambiente, visando benefícios específicos. O núcleo desta definição é a idéia de troca ou do intercâmbio de quaisquer tipos de valores entre partesinteressadas. Mas por mais ampla que possa ser a gama dos objetos transacionais, não é qualquer tipo de troca que merece ser caracterizada como mercadológica, desta maneira, uma empresa que se dedica regularmente à oferta e transação de produtos ou serviços, exercem uma função mercadológica tão indiscutível quanto digamos, uma instituição beneficente voltada à busca ordenada de fontes para doações...
tracking img