Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNIESP

















GESTÃO DE RH – Administração Estratégica Mercadológica

Diferenciação e Posicionamento























JANDIRA

2013

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS















GESTÃO DE RH – Administração Estratégica Mercadológica

“Diferenciação e Posicionamento”Trabalho de avaliação do curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Faculdade Uniesp.

Professor Esp. Walter

















JANDIRA

2012


Sumário
Diferenciação 4
Digite o título do capítulo (nível 2) 2
Digite o título do capítulo (nível 3) 3
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
Digite o título do capítulo (nível 2) 5Digite o título do capítulo (nível 3) 6
























































Diferenciação

As empresas estão constantemente tentando diferenciar sua oferta ao mercado da de seus concorrentes. Elas sonham com novos serviços e garantias e vantagens especiais para usuários fiéis, além de que conforto e bons momentos paraseus consumidores.

Quando uma empresa obtém sucesso, os concorrentes copiam sua oferta ao mercado. Como consequência, a maior parte das vantagens competitivas dura pouco tempo. Assim, as empresas precisam repensar constantemente novas características e benefícios, que adicionem valor a fim de atrair a atenção e o interesse de consumidores exigentes que buscam um menor preço.

As empresasnormalmente reformulam suas estratégias de marketing várias vezes durante o ciclo de vida de um produto. As condições econômicas variam, os concorrentes lançam novos produtos e o produto passa por novos estágios de interesse e exigências dos compradores. Consequentemente, uma empresa deve planejar estratégias apropriadas de acordo com cada estágio do ciclo de vida do produto.

A empresa esperaestender a vida do produto e sua lucratividade, tendo sempre em mente que ele não durará para sempre. Este capítulo explora maneiras de uma empresa efetivamente diferenciar e posicionar sua oferta para conquistar vantagem competitiva com um ciclo de vida de um produto ou de uma oferta.

Para combater os concorrentes baseados em valor, será necessário se concentrar em áreas em que seus modelos denegócios oferecem alguma folga para outras empresas se reposicionarem. Em vez de tentar competir com o Wal-Mart e outros varejistas orientados para valor, por exemplo, a Walgreens destaca a conveniência em todos os elementos de seu negócio. Expandiu-se rapidamente a ponto de tornar suas lojas onipresentes e, ao mesmo tempo, garante que a maioria delas esteja localizada em esquina comestacionamento prático.

A Walgreens renovou seu layout interno para facilita a movimentação dos consumidores e instalou estandes de categoria-chave, como lanches rápidos e serviços de revelação de fotos em uma hora, próximo à entrada. Para proteger as vendas de remédios, a empresa implantou um sistema simples de encomenda por telefone e on-line, facilitou a transferência de prescrições médicas entrediversas localidades do país e instalou o esquema drive-through na maioria das lojas independentes. Essas medidas ajudaram –na a duplicar sua receita de 1998 a 2002:de 15 bilhões de dólares, ela passou a faturar 32 bilhões de dólares



Como diferenciar

A Sony é um bom exemplo de uma empresa que constantemente surge com novos benefícios. Assim que desenvolve um novo produto, ela reúne trêsequipes que o avaliam como se fossem concorrentes. A primeira equipe pensa nas pequenas melhorias, a segunda equipe dedica-se às grandes melhorias e a terceira equipe pensa em várias maneiras de fazer com que o produto se torne obsoleto.

Uma importante empresa química fez uma sessão de brainstorming em que surgiram várias maneiras de se criar valor extra para os clientes. Entre elas estavam a...
tracking img