Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOS DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º Período
Metodologia do Trabalho Científico e Profissional

MARKETING COMO IMAGEM POSITIVA

MARKETING COMO IMAGEM POSITIVA

Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação em A2 na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico eProfissional da UCB, sob a orientação do Prof. Carlos Alberto Cereja de Barros.

Rio de Janeiro, nov. 2012
RESUMO

ALMEIDA, Thais et al.
Marketing como imagem positiva.

Marketing é o estudo do mercado que visa conhecer melhor o consumidor e entregar a ele o que deseja e necessita, é um elo entre o mercado e a empresa, sendo assim um dos principais setores de uma organizaçãodevido ao seu padrão de responsabilidades como a criação, divulgação e a manutenção da imagem da marca, do produto e da empresa. O marketing é a principal ferramenta utilizada pelas instituições com o objetivo de obter sucesso financeiro, pelo qual se utiliza várias ferramentas para a realização do trabalho entre elas as propagandas, publicidade, técnicas de merchandising, etc. No marketing há oestudo de algumas outras ciências como a psicologia, a sociologia, a matemática, a filosofia, e tem por função trabalhar os desejos psicológicos dos consumidores a fim de adequar o produto a necessidade do cliente.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir estuda como o marketing contribui para a imagem positiva de uma empresa.
Durante o trabalho, baseado nas ciências de Marketing e Propagandaserá compreendido que o sucesso das organizações está ligado à capacidade de atender as necessidades e desejos de seus clientes de maneira eficaz. Claro que sempre haverá necessidade de vender, mas o objetivo do marketing não é meramente esse, mas sim o de conhecer e entender o cliente de forma que seja possível que o produto ou serviço seja adequado ao que o cliente necessita e deseja, assim oproduto se vende sozinho. Devido a isso, as empresas têm o propósito de criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais tanto de seus clientes quanto os seus, fazendo com que sua imagem se fortifique positivamente no mercado.
Considerando definições e conceitos de marketing tais como seus objetivos, vemos que o marketing evoluiu para esta forma que definimos atualmente, com o decorrer dostempos. Ilustramos definições através da American Marketing Association (1960), e atualmente utilizamos definições de Kotler (2007) e de Las Casas (2006), que demonstram nitidamente a evolução que ocorreu nas definições de marketing e como as necessidades dos clientes tornam-se a cada dia mais importantes.
O marketing está em toda parte, em roupa que vestimos, site que visitamos, anúncios quevimos ou em outdoor enquanto estamos no trânsito, etc. Por isso que o marketing é tão importante para uma empresa, pois é através dele que a empresa se tornará conhecida no mercado e passando uma imagem positiva para seus clientes, fará com que ela também permaneça no mercado. Mesmo para as pequenas empresas que não são tão conhecidas do público geral, o marketing é importante, pois só assimconseguirão consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles que ajudam a divulgá-la.
Através desta pesquisa pretendemos comprovar que a imagem positiva de uma empresa está totalmente ligada a um bom marketing.

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O marketing é uma ferramenta utilizada pelasinstituições com o objetivo de obter sucesso financeiro, mas não podem esquecer de que para que isso ocorra devem atender as necessidades de seus clientes. Devido ao avanço tecnológico, as formas de comportamentos dos consumidores modificaram, eles buscam a satisfação de suas necessidades, visando não somente o produto, mas também sua marca. Com isso, as empresas cada vez mais procuram se adaptar...
tracking img