Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
no de marketingPLANO DE MARKETING.
ANALISE AMBIENTAL
Concorrentes/Consumidores:

Os brasileiros estão vivendo mais e impondo novos desafios às empresas que precisam se adaptar a essa realidade. Em 2008, a média de vida no Brasil era de 72,8 anos. Em 2020 deve chegar a 76,1, e, em 2050, a 81,3, segundo dados do IBGE. Apartamentos alterados, celulares e cosméticos voltados para o público sêniormostram que este segmento começa a entrar na estratégia das companhias.
 Os consumidores mais velhos também estão com mais dinheiro. A faixa etária representa 43% da classe de renda mais alta (acima de dez salários mínimos) e indica que a tendência é que o país envelheça melhor. Em 2005, apenas 17% dos brasileiros tinham mais de 50 anos e a expectativa é que o número chegue a 29% até 2025. Aexpansão do orçamento dos idosos, aliada à qualidade de vida cada vez mais presente, mostra a importância desse público no mercado de consumo. "Em 2006, o rendimento desse grupo era de R$ 16 bilhões ao ano e deve chegar a R$ 25 bilhões até 2020, um crescimento de 56%. Quanto mais dinheiro, mais os brasileiros chegarão à terceira idade com poder de compra. 
Um grande concorrente é a Maturi. A linhacom sete itens, entre shampoo, condicionador e hidratante, foi lançada em outubro do ano passado e está presente em 150 pontos-de-venda de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da loja virtual que entrega em todo o Brasil. Agora, a Maturi chega ao Rio Grande do Sul e já pensa em expansão de marca, com o lançamento de produtos de vestuário e alimentação funcional para o ano que vem.
 

FatoresPolíticos/legais:

- Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Comentar a situação do pedido de aprovação da nova formula.
- Impostos aplicados: ICMS, PIS / COFINS, IPI de 10%, etc.
- Controle de preços: não há, nem previsão para os próximos 10 anos.
- Restrições à comunicação: não há
- Registro da marca junto ao INPI. Comentar situação, validade, em nome de quem
Está registrado.
-Código de Defesa do Consumidor: Definir como será feita e as questões:
Rótulos do produto.
Os procedimentos de atendimento ao cliente.
As garantias da qualidade.
As questões relacionadas a trocas, devoluções, avarias.
Peças de comunicação.
Contratos comerciais.
Problemas durante o uso.

Fatores Econômicos:

O termo velhice vem sendo substituído por “terceira idade”, quetraz uma nova imagem do envelhecimento. Deixando de ser símbolo de aposentadoria, descanso e recolhimento para ser um período de atividade, lazer e realização pessoal. A questão não é mais limitada aos problemas econômicos dos idosos, mas sim, proporcionar cuidados culturais e psicológicos, de forma a integrá-los socialmente. Simboliza os “jovens velhos”, os aposentados dinâmicos, os quais são alvodo mercado de consumo, que vem investindo em serviços e produtos direcionados a esse público.  

Fatores Sócio-Culturais:

Não se pode fugir do tempo, que trás o envelhecimento orgânico, o desgaste fisiológico, e os custos financeiros disso estabelecem um paralelo entre essa população que já está fora do mercado de trabalho e os ainda ativos, que arcam com seu próprio sustento. Com o avanço daidade tem-se a necessidade de tratamentos especializados, ou seja, prevê-se uma situação em que aumenta os gastos com as políticas sociais e em contrapartida diminuem os rendimentos com a redução do número de população ativa.

Fatores Tecnológicos:

Internet – Site para realização de compras e conhecimento do produto.
Telecomunicação – Sac e Telemarketing.
Automação – A automação do nossoproduto diminui os custos e aumenta velocidade de fabricação.

Fatores Internos e Externos:

Oportunidades:

Ameaças:

Forças:

Fraquezas:

Definição de Publico Alvo:

O idoso de ontem não é mais o mesmo de hoje. A nova geração de idosos cresce e mudam seus interesses, desejos, estilos de vida e atitudes de compra. … um consumidor exigente e com poder de decisão de compra. No...
tracking img