Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O Marketing começou a surgir na década de 90 nos cursos de “Publicidade e Propaganda”, e as empresas começavam a adotar este conceito, de forma muito tímida, pois as empresas estavam diante de um novo conceito, uma nova ideologia de como se comunicar com os clientes, o mercado estava ainda se preparando para absorver este conceito.
O Marketing surgiu agregado a palavras como“Internet” e “Globalização”. Nos dias de hoje, a Internet tornou-se uma ferramenta fundamental na comunicação entre as empresas, e delas com os clientes, ela tornou-se uma grande e importante fonte de informações sobre o consumidor. E o que antes eram apenas citações em argumentos de estruturação empresarial e vendas, o Marketing, tornou-se não só importantíssimo para as empresas globalizadas, comotambém “rebentou seus organogramas” e criou o seu espaço tornando-as dependentes de sua filosofia.
O Marketing funciona como um radar e sua função é captar permanentemente as necessidades e os desejos dos clientes. É uma função de vital importância para a empresa tendo em vistas as constantes mudanças no comportamento do consumidor. A empresa que não tiver esta sintonia terá uma vida muitoefêmera.
Para entender o comportamento do consumidor, as empresas precisam ter um sistema de marketing bem equipado, com pessoas bem treinadas e preparadas para que possam extrair do mercado as informações que realmente interessam para as empresas, sem que o sistema fique lotado de informações sem valor algum, pois “o excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a escassez” (KOTLER, 2009, p.8). Para isso, a empresa terá que escolher uma estratégia que corresponde a sua situação.
O presente estudo tem como objetivo mostrar o que é MarKeting, Demonstrar a importância da área de Marketing em uma organização empresarial, bem como apresentar as ferramentas utilizadas na busca pelo sucesso empresarial e os desafios enfrentados em tal contexto. Apresentar também as diferentes formas de seaplicar o Marketing e como uma empresa pode se beneficiar com isso.


2 O QUE É MARKETING

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Marketing é, “conjunto de estratégias empresariais que visam adequar seus produtos, serviços às necessidades e preferências do mercado consumidor.”, ou também “conjunto de ações que visam influenciar o público quanto a determinada idéia,instituição, marca, pessoa, produto, serviço.”(2004, p.481).
Analisando a etimologia da palavra, pode-se perceber que a palavra market em português significa mercado e o “ing” é o gerúndio da língua inglesa e indica ação continuada. Portanto, de maneira simples, pode-se dizer que marketing significa atuar no mercado.
Alguns estudiosos da área de Marketing também apresentam algumas definiçõespara o que venha a ser Marketing. Eis a seguir um conceito de Las Casas (2010, p.15):

A área do conhecimento que engloba toda as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e i impacto que estas relaçõescausam no bem- estar da sociedade.

Ainda se deve ressaltar, de acordo com o estudioso mencionado acima, que um dos principais elementos da definição de Marketing é o aspecto de orientação para os consumidores. Dirigir toda a atividade mercadológica para satisfazer aos clientes de determinado mercado é a chave para o sucesso em todo e qualquer empreendimento empresarial.
Por seu lado,Shimoyama e Zela (2002, p.2), conceituam Marketing da seguinte forma:


Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.É uma via de duas mãos entre o mercado e as organizações que estas buscam no mercado informações sobre seus desejos e necessidades, recebendo como...
tracking img