Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Marketing

O marketing é uma ferramenta que cria, promove e fornece bens e serviços aos clientes os aproximando do produto, assim quase que sem fazer esforço traz o desejo de compra e utilização.
Marketing tem como objetivo buscar maneiras de expor um produto ou serviço, é o diferencial para os clientes em suas necessidades diárias de compra, venda, prestaçãode serviços e atendimentos ao cliente. Sendo assim ele faz com que o cliente faça sua decisão de compra.

"...o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto e o serviço se adapte a ele e se venda por si só."– (Peter Drucker, pg 30, Administração de Marketing).

O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto paracomprar. A partir daí basta tornar o produto acessível.
O marketing em uma livraria por exemplo entre muitos fatores, é importante para que o cliente já se sinta navegando no mundo da imaginação, do conhecimento e sem ao menos ter lido um livro.

2.1 Mix de Marketing

O marketing utiliza de várias ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos daorganização, dentre elas, existem quatro que são primárias: produto, preço, promoção e praça:

(Figura 1.)
Produto: são as características e benefícios na forma de bens, serviços, ideias e pessoas que têm a capacidade de satisfazer necessidades e desejos de clientes.
Preço: é uma das variáveis de marketing mais relevantes, pois tem um impacto no nível de vendas, na margem de contribuiçãopropiciada pelo produto e principalmente, na posição estratégica desse produto no mercado. Os clientes buscam benefícios e, para adquiri-los, admitem pagar um preço determinado.
Promoção: é ação de marketing, seja de mídia ou não, exercida por tempo predeterminado e limitado sobre um cliente, varejista ou atacadista, visando estimular a experiência ,aumentar a demanda de consumo ou melhorar adisponibilidade do produto. Em geral, as promoções de vendas visam incrementar rapidamente as vendas e, segundo se espera, criar fidelidade.
Praça: trata-se de fazer os produtos chegarem até os clientes e com eficiência e eficácia. Os gestores de marketing procuram tornar os produtos disponíveis para os cliente quando e onde eles querem compra-los, para assim criar trocas que ofereçam valor. Uma vezestabelecido o canal de distribuição, os compromissos e investimentos realizados tornam relativamente difícil a mudança.

Isso significa que para satisfazer as necessidades dos consumidores, é preciso que os produtos ou serviços a serem ofertados tenham boa qualidade e que as características atendam aos gostos dos consumidores boas opções de modelos e estilos, com nome atraente de marca,acondicionados em embalagens sedutoras, em variados tamanhos de produtos, com serviços e quantias ao usuário que proporcionarem adequados retornos financeiros a organização.

3.1 PROMOÇÃO DE VENDAS

Todas as promoções de vendas são por tempo limitado, caso contrário passam a fazer parte do preço, da linha de produtos e da remuneração dos vendedores.
É uma ação de comunicação e marketing que temcomo objetivo vender mais, em curto prazo,através de incentivos e benefícios adicionais e por um período de tempo determinado, pode e deve ter seu retorno mensurado e se pensarmos em termos de fortalecimento de marca, seu efeito pode ser tanto positivo como negativo.
Segundo Churchill (Marketing criando valor para os cliente pg 2007), os meios pessoais e impessoaisusados para informar, convencer e lembrar os clientes sobre produtos e serviços é a promoção de vendas. Segundo( Gestão de marketing /Miguel Lima/Arão Sapiro/João Baptista Vilhena/ Maurício Gangana, 2003.) em geral as promoções de vendas visam incrementar rapidamente as vendas e, segundo se espera, criar fidelidade.

4.1 VISUAL MERCHANDISING

O visual merchandising é uma disciplina essencial...
tracking img