Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING





CELSO TEODORO DE CARVALHO

Prof. Sinai Rodrigues da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração - ADG1688 – Prática do Módulo IV
14/06/12


RESUMO


...Diz respeito ao estudo dos processos para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, nas comunicaçõese no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Este estudo identifica as principais metas de marketing, dentre elas estão: atrair novos clientes e manter os clientes, sempre objetivando a satisfação. Através de coleta de dados, leitura e estudo de diversos materiais impressos e digitais, foipossível compor esse material, visando um detalhamento e esclarecimento de tudo que permeia o universo sobre Marketing. Há muito o que estudar, melhorar e construir, mas a ideia é fomentar discussões para avançar.





Palavras-chave: Marketing; negócio; metas; clientes; produtos e serviços.



1 INTRODUÇÃO


Falar de Marketing, segundo Kotler (2007, p. 4), um dos principaispensadores do marketing, o define como um “processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros”. Ainda citando Kotler (2007, p.4), num contexto mais específico “marketing é o processo pelo qual empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valorem troca”.
Assim sendo, Marketing faz uma abordagem geral de processo de troca envolvendo pessoas, bens e serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores, criando relacionamentos que nem sempre são produtivos para ambas as partes, portanto deve-se descobrir maneiras inteligentes de destacar o que foi produzido, assim gerar satisfação mútua.
Nesteestudo, pretende-se estabelecer a importância do marketing dentro da organização e as principais formas para reduzir custos, bem como seus objetivos em cada item estudado e os recursos utilizados para alcançá-los.




2 MARKETING COMO TROCA

Marketing é troca ou transferência entre duas ou mais partes de algo que possuem. Existe desde quando as pessoas começaram a procurar e oferecercoisas uns aos outros na expectativa de receber algo em contrapartida, melhorando a existência de ambos.
Marketing, numa definição mais moderna, é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.
O trabalho do profissional de marketing está emdesenvolver trocas que atendam aos objetivos dos consumidores e da empresa, no presente e no futuro.


a) Participantes das trocas: vendedores e compradores
Pelo menos duas partes estão envolvidas numa troca: vendedor ou fornecedor e consumidor. Além das trocas reunindo duas partes diretamente, existem formas que contam com outros participantes e trocas indiretas.


b)Motivos da troca: necessidades e desejos
Para Faria (1982 p. 101) “O homem é um animal permanentemente insatisfeito, lutando sempre para conseguir algo mais que julga imprescindível a sua satisfação”. No entretanto, entende-se que este ao satisfazer suas necessidades humanas básicas, pessoais e as de status, logicamente não significa dizer está motivado, já que estes fatores é motivação parapermanecer no mesmo nível de necessidades, pois este tem necessidade de perspectivas para torná-lo sempre capaz de encarar e viver novos desafios, tais como mudanças no ambiente organizacional, novos empreendimentos, novas funções no setor de trabalho e outros procedimentos que contribuem para um novo impulso em relação á novas conquistas. As necessidades humanas são infinitas, pois sempre esta...
tracking img