Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPER
Projetar o Mix de Marketing.

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

KOTLER, Philipe. Marketing para o século XXI: Como conquistar e desenhar mercados; trad. Carlos Szlade, Rev. Tec. Cristina Vaz de Carvalho – São Paulo: Ediouro, 2009.

2 SINTESE DO CAPITULO

Muitos anos atrás o professor Neill Borden sugeriu que todas as atividades de uma empresa poderiam constituir um “mix de marketing”e que deveriam ser planejadas para serem capaz de maximixar seu lucro.
Em 1960 o professor Jerome McCarthy sugeriu que o mix de marketing incluiria quatro P’s: produto, preço, ponto de venda e promoção.
A estrutura dos quatro P’s exige que os profissionais de marketing decidam sobre o produto e suas características, definam o preço, decidam como distribuir seu produto e escolhem métodos parapromovê-lo.
Como alguns críticos consideram que os quatro P’s excluem certas atividades importantes, foi proposto a inclusão de dois outros P’s: política e opinião pública.
O conceito dos quatro P’s assumem a visão de mercado do vendedor e não do comprador, para isso, cada um dos quatro Ps pode ser mais bem descrito com os quatro Cs do ponto de vista do comprador:
Produto – Valor para ocliente.
Preço – Custo para o cliente.
Ponto de venda – Conveniência.
Promoção – Comunicação.
Depois de considerar a visão do Comprador, vamos fazer uma análise de cada P em mais detalhe:
Produto: A base de qualquer negócio é o produto ou a oferta. O objetivo da empresa é fabricar um produto ou fazer uma oferta diferente e melhor, fazendo com que o mercado ofereça um preço superior. Exemplosde “mercadorias” bem-sucedida: Perdue Chicken (se você é capaz de diferenciar um frango morto, pode diferenciar qualquer coisa); Café da Colômbia (antigamente, os grãos do café colombiano eram os melhores, então para diferenciar seu produto ele divulga que usou café da Colômbia); entre outros. O desafio dos profissionais do marketing de produto é criar uma diferenciação de produto relevante edistintiva, que pode ser baseada em: aspectos físicos, disponibilidade, serviço, preço e imagem. Quando os imitadores lanças suas versões do produto, o inovador tem três opções: reduzir o preço para proteger a participação de mercado e aceitar lucros menores; manter o preço e perder participação de mercado e lucros; ou encontrar uma nova base de diferenciação do produto e manter o preço atual.Concluindo, a terceira opção é a que exprime a melhor perspectiva de maximizar sua rentabilidade de longo prazo, pois a empresa deve sempre buscar a próxima vantagem.
Preço: Ele produz receita, enquanto os outros Ps geram custos. Na definição dos preços, muitas empresas nos dias atuais adicionam uma “remarcação para mais” em seus custos estimados, fazendo com que esta precificação baseada em custoscubra os custos totais e deixará margem de lucro atraente. Já algumas empresas praticam o estabelecimento do preço com base no valor e cobram um pouco menos para deixar algum “ganho do consumidor”. As empresas inteligentes criam diversas ofertas do produto em diferentes faixas de preço.
Ponto de venda: As opções são vender os bens diretamente ou vendê-los por meio de intermediários. Pode-seencontrar as duas opções de distribuição, por exemplo: Cosméticos (a maioria das empresas de cosmético vendem seus produtos para varejistas que os vendem para as consumidoras, mas a “Avon” tentou fazer o mesmo e não conseguiu, e recorreu a distribuição direta contratando consultoras que vendem seus produtos de porta em porta). Os consumidores atuais são capazes de pedir mais bens, de mais maneiras, apartir de casa ao invés de se dirigir até uma loja, dentre as alternativas, podemos citar: catálogos enviados para casa, mala direta enviada para casa, programas de venda na TV, ofertas expostas em jornais, revistas, rádio ou TV, chamadas de telemarketing ou pedidos pela internet. À medida que aumentar a falta de tempo das pessoas aumentam também as compras feitas de casa.
Promoção: Abrange...
tracking img