Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDAIATUBA/ SP

2012


INTRODUÇÃO

Gerenciar é essencial em todos os campos da ação humana. Para bem exercer tal tarefa, é necessário saber sobre e como gerenciar – o que requer domínios de experiências e conceitos desenvolvidos pelas etapas da disciplina da administração. Este trabalho apresenta uma visão das principais etapas de um gerenciamento que é: Planejar, Orientar, Dirigir eControlar o processo gerencial.

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

1.1 O Conceito de Planejamento
O planejamento consiste em estabelecer com antecedências as ações executadas dentro de cenários e condições preestabelecidas, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.
Os objetivos fixados poderão ser atingidos somentecom um sistema de planejamento adequadamente estruturado. (HOJI, 2006)
De acordo com a literatura administrativa (TERENCE, 2002) definem as seguintes características que formam o conceito de planejamento:
a) é a definição de um futuro desejado e de meios eficazes para alcançá-los;
b) significa o desenvolvimento de um programa para realização de objetivos e metasorganizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito e a determinação de quando e como a ação deve ser realizada;
c) é o processo de estabelecer objetivos e linhas de ação deve ser realizada.
Segundo Ackof (1980, p. 45), planejamento pode ser definido como o “projeto de um estado futuro desejado e os meios efetivos para torná-losrealidade.”
1.2 Tipos de Planejamento
De acordo com Mosimann e Fish (1999), a amplitude ou nível de atuação do planejamento pode classificá-los em três tipos:
1) Planejamento Estratégico;
2) Planejamento Tático (gerencial) e;
3) Planejamento Operacional.
1.3 Planejamento estratégico
Planejamento estratégico é o processo de estruturar e esclarecer os cursos de ações daempresa e os objetivos que devem alcançar. Há diversos componentes nesse processo intelectual, principalmente:
• A missão, que é a razão do ser da organização, onde reflete seus valores,
sua vocação e suas competências;
• O desempenho da organização;
• Os desafios e oportunidades do ambiente;
• Os pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização;• As competências dos planejadores em termos de conhecimentos, de técnicas, suas atitudes em relação ao futuro e seu interesse em planejar.
1.4 Planejamento Tático (gerencial)
Planos funcionais também chamados estratégias ou planos administrativos, departamentais ou táticos são elaborados para possibilitar a realização dos planos estratégicos. Abrangem áreas de atividadesespecializadas da empresa como o marketing, operações, recursos humanos, finanças e desenvolvimento de novos produtos).
1.5 Planejamento operacional
De acordo com Nascimento e Reginato (2009), o planejamento operacional tem por origem fixar parâmetros e direcionar a execução das decisões. De forma mais específica, ele é a representação quantitativa das diretrizes originadas do planejamentoestratégico.
Ao mesmo tempo o planejamento operacional passa a ser a base de controle e avaliação de desempenho, visto ser o parâmetro para qualificar a eficácia atingida pela execução das operações realizadas. Assim é o planejamento operacional que irá viabilizar a tomada de decisões.


Veja o futuro antes dos outros X O desafio do administrador do futuro
Dois textos extremamenteinteressantes com os olhos no futuro. Vou citar 3 frases que me chamaram a atenção nos dois textos:
“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender” Charles Dickens
“Existe na vida algo pior que o fracasso: não haver tentado nada.” Franklin Delano
“Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão.

No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem...
tracking img