Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IPL - Instituto Politécnico de Lisboa ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Ano Lectivo: 2010/2011 Semestre Ímpar

Curso 1º Ciclo: GESTÃO
Unidade Curricular: MARKETING 14h00’.05.Nov.2010 Primeiro Teste de Avaliação Contínua Duração: 1h30’

O teste é um instrumento de avaliação individual realizado sem consulta. Todas as folhas devem ser entregues com aidentificação do aluno. Responda a todas as questões nos espaços reservados para o efeito nas folhas do enunciado. Fundamente as suas respostas.

Nome : …..…………………………………………………………….………………………………………………………. Turma : ………………. N.º : ………………..

I PARTE – 5 Valores (1 valor por questão)
Assinale com um círculo, a opção escolhida. Se fizer alguma correcção, assine as rasuras que efectuar e garanta que ficaclaro qual a opção escolhida. Justifique sempre a sua resposta no espaço para isso reservado. Note que só as respostas justificadas serão cotadas.

V F 1 – A diferença entre a definição clássica (estreita) e moderna (alargada) de marketing está no alargamento da aplicação do conceito à gestão de outras organizações que não apenas as empresas. Falso. De facto, a aplicação do conceito aorganizações não comerciais e não lucrativas (como o Estado, Igrejas, ONG, Partidos Políticos, etc.) obrigou à redefinição do conceito, mas não foi a única causa. A necessidade de consideração de outros públicos para além dos clientes, a necessidade de considerar a alteração de comportamentos e não apenas as alterações das decisões de compra e a consideração de outros objectivos organizacionais que não apenasa rendibilidade contribuíram para a redefinição do conceito. Assim, numa perspectiva alargada o marketing será o “conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis a realização dos seus próprios objectivos”. V F 2 – O comportamento do consumidor é determinado exclusivamente pela procura da satisfaçãodas suas necessidades. Falso. O comportamento do consumidor é influenciado por outras variáveis que não apenas as suas necessidades a satisfazer. Essas variáveis podem ser agrupadas em: variáveis explicativas individuais, onde se incluem as necessidades, mas também as motivações e atitudes do consumidor; características permanentes do individuo, onde se incluem variáveis como a personalidade, imagemde si próprio e o estilo de vida; e, por fim, as variáveis explicativas sociológicas e culturais, onde se incluem a família, grupos de pertença e a classe social.

Página 1 de 6

Nome : Número :

V F 3 – A coerência do marketing-mix só pode ser obtida se previamente forem tomadas as decisões de marketing estratégico. Verdadeiro. O marketing-mix é o conjunto de ferramentas de marketingcontroláveis – produto, preço, distribuição e comunicação – que a organização utiliza para produzir a resposta desejada no mercado alvo. Como para mercados-alvo com diferentes desejos, percepções, preferências e critérios de escolha o valor a entregar será diferente. A coerência das escolhas dos produtos e serviços a entregar, do valor a pagar para se obter o produto, das actividades a desenvolverpara persuadir o grupo alvo a comprar o produto, e do que é necessário para tornar o produto disponível aos consumidores potencialmente interessados só podem ser feitas depois de se proceder às escolhas de segmentação, targeting e posicionamento (STP). Ou seja, identificar as variáveis de segmentação mais pertinentes e dividir o mercado em grupos homogéneos, avaliar a atractividade de cada um dessesgrupos e seleccionar aquele, ou aqueles, que podem ser melhor servidos e de ser escolhida a forma como se pretende que a oferta seja percepcionada pelos consumidores no mercado alvo. V F 4 – No sentido de maximizar o potencial de mercado para a sua oferta (produto, serviço ou ideia), e logo, o seu volume de vendas, a empresa deve direccionar o seu esforço de marketing a todos os consumidores....
tracking img