Marketing

Apostila de marketing empresarial
Unidade I

O que é Marketing?
Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para omercado. Assim entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como razão e o foco de suas ações.

O termo marketing significa ação no mercado.

O marketing é uma atividade decomercialização que teve a sua base no conceito de troca. No momento em que os indivíduos e organizações de uma sociedade começaram a desenvolver-se e a necessitar de produtos e serviços, criaram-seespecializações. Aqueles que faziam certas atividades ou produtos mais bem feitos do que os outros começaram a dedicar-se. Com a especialização, o processo de troca tornou-se mais fácil, uma vez que a sociedadebeneficiou-se com a qualidade e a produtividade dos mais capacitados. A troca caracteriza-se pela oferta de um produto com o recebimento de outro benefício, podendo ser um outro produto, como no casodo escambo, ou uma moeda ou qualquer outro beneficio não relacionados a esse dois.

Para que haja trocas, é necessário que cinco condições sejam satisfeitas:
1. Há pelo menos duas partesenvolvidas.
2. Cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra.
3. Cada parte tem capacidade de comunicação e de entrega.
4. Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.
5.Cada parte acredita estar em condições de lidar com a outra.

A troca é, portanto, a base para a comercialização e, conseqüentemente, para o marketing. Os requisitos mencionados devem existir parauma troca ideal. No entanto, sabe-se que no mercado muitas trocas acontecem sem obedecer a essas condições mencionadas. O marketing. Porém, trata das trocas que tenham no mínimo as cinco condiçõesmencionadas.
O conceito de Marketing pode ser entendido como¨ a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão...