Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia de Produção





GESTÃO DE MARKETING













Rio de Janeiro
2012

















GESTÃO DEMARKETING

SABÃO EM PÓ








Trabalho solicitado para primeira avaliação de Gestão de Marketing do curso de Engenharia de Produção da UniversidadeEstácio de Sá.


.







Rio de Janeiro
2011
Mercado de sabão em pó


O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$1,5 bilhão. E o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidorutiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercado brasileiro.Principais fabricantes


Os participantes de mercado de sabão em pó são: Omo, Brilhante, Minerva, Ariel, Pop, Ace, Tide, Sendas, Extra, Bold, Tixan, Surf, Assim, Campeiro, Ala, Biju, Procter,Invicto, Bem-te-vi, Bio Brilho e Barra.


Marcas mais vendidas


As duas marcas de sabão em pó mais vendidas no mundo - Ariel e Tide nessa ordem - são da P&G. Sua participação mundial no mercadode detergentes atinge 33,3%, enquanto seu principal concorrente, a Unilever, detém 26,4% de market share.






Principais concorrentes no brasil


A P&G enfrentou a marca líder noBrasil – Omo com a marca Ariel. Com o lançamento de Ariel, a empresa completaria seu porfolio de sabões em pó no Brasil, oferecendo às consumidoras, produtos superiores em todos os diferentes segmentosdo mercado:
• Ariel: produto de performance premium para a remoção de manchas;
1. • Ace: alta performance, recuperando a brancura e tirando o encardido das roupas
2. • Bold: sabão em pó...
tracking img