Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING
RELACIONAMENTO
MARKETING DE VENDAS
MARKETING ESPORTIVO
ENDOMARKETING




1 INTRODUÇÃO
1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral
1.2.2 Objetivos específicos

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

MARKETING

Muitas pessoas compreendem por marketing, como sendo a venda e propaganda de determinado produto ou serviço. Alguns conceitos e definições deste termo serão apresentados a seguir, deacordo com concepção de vários autores.
De acordo com Kotler (2000, p.30), marketing pode ser definido como sendo “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços”.
O autor relata que existem dois tipos de marketing, o social e o gerencial. É possível então, se fazeruma distinção entre os dois tipos, ou seja, para a definição social o marketing tem como objetivo proporcionar um padrão de vida superior, já para a definição gerencial o marketing é freqüentemente descrito como a arte de vender produtos.
Os autores Hooley, Saunders e Piercy (2001, p.6), conceituam o marketing como “o processo de planejar e executar a concepção, custo, planejamento e distribuiçãode idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de empresas e indivíduos.” Para tanto, afirmam ainda que:

Basicamente, o conceito de marketing diz que, em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, as empresas ou organizações mais prováveis a vencer são aquelas sensíveis às expectativas, desejos, e necessidades e que se engrenam para satisfazer mais seus clientesdo que o fariam seus competidores. Isso prova que não há razão para os consumidores comprarem os produtos ou serviços de uma empresa, a não ser que essa empresa esteja de algum modo oferecendo uma forma melhor de atendera seus desejos e necessidades do que aquelas formas disponíveis por outras empresas concorrentes. (HOOLEY; SAUNDERS; PIERCY, 2001, p.6)

Perreault Jr. e Mc Carthy (2000, p.5),explicam que o marketing possui grande importância no crescimento e no desenvolvimento econômico, pois acreditam que estimula a pesquisa e as novas idéias, resultando em novos bens e serviços.
Os autores ainda argumentam que “o marketing proporciona a escolha entre os muitos produtos. Se esses produtos satisfazem os consumidores, pode resultar em mais empregos, rendas mais altas e um padrão devida mais elevado”.
Na concepção de Giglio (1996, p.13), “marketing é um conjunto de ações orientadas para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, visando gerar a sua satisfação e bem-estar a longo prazo, como chave para atingir metas organizacionais.” O autor ainda argumenta que:

Utilizando o termo “conjunto de ações” quer se deixar claro que marketing não é um departamento,mas sim ação orientada para o cliente, a qual deve ser executada harmoniosamente por todos da empresa. Isto significa que o marketing (ação) nasce de várias fontes e pessoas que devem se integrar. Quais são essas ações? Toda e qualquer mudança da empresa, seja no preço, no produto, na pesquisa, na comunicação, na produção, enfim, em qualquer das atividades do negócio que implique uma melhoria nosserviços ao cliente. Para que? Para obter novos clientes, buscando a liderança no negócio escolhido e para encantar os já clientes, buscando a excelência.

Kotler e Armstrong (2003, p.3) reafirmam os conceitos já citados, destacando que “o marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”.
Para Rabaça e Barbosa (1996, p. 32), “a palavra marketing está incorporada aovocabulário brasileiro. Nem sempre compreendida, raramente bem aplicada, mas jamais desconhecida, a palavra vem carregada de poderes quase mágicos”.
Os autores ainda chamam a atenção para a aplicação de forma pontual e fragmentada que a palavra marketing é utilizada, explicam que o marketing está nas escolas, no pequeno comércio, na política, nas manifestações ecológicas, porém destacam que o...
tracking img