Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Istoé, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.

O processo de segmento comporta 4 etapas:

1. Escolha dos critérios de segmentação

a.Critérios demográficos, geográficos, sociais e económicos.
b.Critérios de personalidade e de estilo de vida.
c. Critérios de comportamento face ao produto(Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; Segmentação face ao processo de decisão; Segmentação em função das quantidades adquiridas; Segmentação em função da sua

rentabilidade; Segmentação em função das situações ou eventos; Segmentação em função dos hábitos de utilização;

d. Critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto;
e. Segmentaçãomulticritérios

2. Descrição das características de cada segmentação

3. Escolha de um ou mais segmento:

- Dimensão dos diferentes segmentos
- Permeabilidade do segmento a novos concorrentes
- Recursos da empresa

4. Definição da política de marketing para cada segmento seleccionado
Índice
[esconder]

* 1 Micro-Segmentação: Critérios
o 1.1 Geográficao 1.2 Demográfica
o 1.3 Psicográfica
o 1.4 Comportamental
* 2 Características a que deve obedecer um bom Segmento de Mercado
* 3 Identificação dos Segmentos-Alvo
* 4 Qual a vantagem da Segmentação?
* 5 Estratégias face à Segmentação
* 6 Razões da Segmentação
o 6.1 Marketing de massas
o 6.2 Marketing one-to-oneo 6.3 Marketing segmentado
o 6.4 Marketing concentrado
* 7 Referência
* 8 Ver também

[editar] Micro-Segmentação: Critérios

o objetivo da micro-segmentação é analisar a diversidade das necessidades dos diferentes grupos de compradores no interior dos produtos-mercado identificados pela análise da macro-segmentação. O objectivo da micro-segmentação é identificar gruposde compradores que procuram o mesmo conjunto de atributos, segundo os seguintes critérios:
[editar] Geográfica

Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros, etc. Esta é uma forma muito comum de trabalhar: as grandes empresas que têm forças de vendas,normalmente distribuem regiões específicas a cada um dos vendedores, independentemente de combinarem este critério com outro. Ainda em termos geográficos, é possível fazer segmentação por zonas climáticas, proximidade ou afastamento do mar, tipo de relevo, etc.
[editar] Demográfica

Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordocom variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família,religião, escolaridade, ocupação, etc. O exemplo das fraldas descartáveis é interessante, pois coloca em evidência a criação de oportunidades de negócio através da segmentação. Encontramos actualmente no mercado fraldas para menino ou menina (critério género), para diferentes fases de crescimento (critério idade) e para diferentespreços (critério rendimento).
[editar] Psicográfica

Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo,tímido, rude etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo...
tracking img