Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A transferência do conhecimento envolve duas ações que são a transmissão e a absorção por parte da pessoa ou do grupo, mas não acontece apenas de indivíduo para indivíduo, mas também do indivíduopara o grupo, do grupo para o indivíduo, ou do grupo para outro grupo.
Transferir conhecimento consiste em transformar conhecimentos individuais em conhecimentos coletivos, isto é, conhecimentoorganizacional. Diferente de outros recursos, o conhecimento quando transferido não é esgotado na pessoa. Para Syed-Ikhsan e Rowland (2004) o conhecimento se manterá em crescimento sempre que uma pessoao compartilha, já que esta transferência não implica em perda de conhecimento.
Neste sentido, Davenport e Prusak (1998) afirmam que diferente dos ativos materiais, que diminuem à medida que sãousados, os ativos do conhecimento aumentam com o uso, gerando novas ideias e, consequentemente, novos conhecimentos. E quando esses conhecimentos são compartilhados permanece com o doador ao mesmotempo em que enriquece o recebedor.
Se por um lado, é relevante descobrir ou criar novos conhecimentos transformando o conhecimento individual em conhecimento organizacional, por outro, de formacomplementar, é imprescindível identificar meios para facilitar a transferência do conhecimento entre pessoas e equipes para então aplicá-lo nos processos organizacionais.
O conhecimento explícito éformal e sistemático. Assim, é facilmente comunicado e compartilhado por meio de especificações de produtos, fórmulas científicas ou programas de computador. O conhecimento tácito é altamente pessoal.Por ser de difícil formalização, sua transferência para outros é árdua.
A palavra "transferência" é usada para enfatizar que esse movimento do conhecimento é uma experiência distinta e que dependedas características do contexto e de todos os envolvidos: fonte e receptor. As transferências de conhecimento podem ser compreendidas como replicações de rotinas organizacionais (Szulanski,...
tracking img