Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.3 – O PLANO DE MARKETING

2.3.1 - Conceito de Marketing
Atualmente o Marketing é uma das atividades mais relevantes para o sucesso de qualquer empresa, seja ela fabricante de bens de consumo, bens de capital, bens de consumo semiduráveis ou não duráveis ou prestadoras de serviços, entre outras.
A American Marketing Association define marketing como uma função organizacional eum conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado (KOTLER e KENNER, 2006).
MACDONALD (2004) ressalta que é importante entender a diferença entre o conceito de marketing (muitas vezes chamado de orientação para o mercado) e afunção de marketing, que se preocupa com a administração do mix de marketing e envolve a utilização de várias ferramentas e técnicas de modo a implementar o conceito de marketing.
O marketing é condição sine qua non para o Planejamento Estratégico, plano de intenções de curto, médio e longo prazo que direciona a empresa aos objetivos definidos como chave para o seu negócio e por issoacreditamos que surge quando da definição de aspectos fundamentais para a elaboração deste Planejamento, segmentando o mercado alvo, criando um posicionamento do produto e da empresa perante o mercado e estabelecendo o mix de marketing para o produto.
KOTLER e ARMSTRONG (1998) definem segmento de mercado como um grupo de consumidores que respondem de maneira semelhante a um dado grupo deestímulos de marketing.
Outra definição importante é a de posicionamento, que nada mais é do que a forma como a empresa projeta seu produto e sua imagem para o segmento alvo, a fim de obter uma lembrança forte na mente do consumidor alvo (KOTLER e KENNER, 2006).
Diante desse contexto nosso foco de estudo será: o ambiente de marketing cuja análise permitirá identificar as forças que afetarãoo direcionamento do Marketing no que tange o desenvolvimento de uma nova linha de produtos, no caso, temperos industrializados; e na função de Marketing que está diretamente relacionada ao que chamamos de mix de marketing ou 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Acreditamos que serão essas análises que orientarão o estudo de viabilidade financeira para a ampliação do mix de produtospara o segmento de temperos industrializados.

2.3.2- Ambiente de marketing
A análise do ambiente de marketing é fundamental no estudo proposto, pois permitirá à empresa enxergar as forças próximas a ela (como a própria empresa, os fornecedores, os mercados e os concorrentes) e as forças maiores que ela (como forças demográficas, econômicas, sociais, etc...) que afetam diretamente o meio peloqual opera (KOTLER e ARMSTRONG, 1998) e (MACDONALD, 2004).
A empresa esta inserida no micro ambiente, no qual tem como objetivo atingir determinado mercado alvo, porém ela não consegue atingi-lo utilizando-se apenas de sua estrutura. Para tal, são necessários esforços adicionais dos stakeholders enquanto parceiros neste processo.
A empresa opera em um macro ambiente cujas forças nãosão controláveis e que impõe sobre ela [empresa] certo grau de ameaça. KOTLER e KENNER (2006) relacionam 6 (seis) forças ou ambientes, conforme abaixo:
1. Ambiente demográfico;
2. Ambiente econômico;
3. Ambiente natural;
4. Ambiente tecnológico;
5. Ambiente político;
6. Ambiente cultural.

2.3.3- Mix de Marketing
Assim como a análise de ambiente de marketing, adefinição do mix de marketing também é de grande importância no nosso estudo, tendo em vista que tal estudo determinará as oportunidades de mercados potenciais para o produto tempero e atributos como preço, distribuição e promoção, variáveis essas fundamentais para a construção de cenários econômico-financeiros necessários para este trabalho.
Além desses pontos, o mix de marketing será um...
tracking img